Pular para o conteúdo principal

9°Salão Elke Hering - Mostra Contempôranea de Artes Visuais

Nos dias 20 e 21 de fevereiro (sábado e domingo) na Fundação Cultural de Blumenau foram selecionadas as obras que participarão do 9º Salão Elke Hering que terá sua abertura em 25 de março, 19h30min.
Os críticos Elvira Vernaschi de São Paulo; Fernando Antônio Fontoura Bini do Paraná e Roseli Hoffmann Schmitt de Santa Catarina, filiados a ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte – reuniram-se na Fundação Cultural de Blumenau onde analisaram os portifólios dos mais de 220 artistas inscritos de todo Brasil dentre os quais 20 foram pré-selecionados.
A Comissão de seleção adotou os seguintes critérios: expressividade em diversas técnicas; proporção da obra em relação à proposta estética da obra; contemporaneidade; qualidade técnica; visual poética individual; qualidade formal dos trabalhos; adequação dos trabalhos ao espaço do museu. Ainda, conforme a Comissão de seleção, a grande maioria da aprovação dos trabalhos para a pré-seleção foi de consenso unânime e imediato. Alguns, porém, permitiram a discussão entre os jurados. A comissão levou em consideração, em primeira instância a análise das obras inscritas e posteriormente o currículo dos artistas. Com base no regulamento em vigor e nos critérios acima citados, foram pré-selecionados os seguintes artistas, por ordem alfabética:


- Alex Benedito dos Santos (Jaboticabal-SP.) - Instalação;
- Andréia Cristina Las (Curitiba-PR) – Gravura;
- Aline Assumpção (Blumenau-SC) - Fotografia;
- BonGiovanni (Porto Alegre-RS) - Instalação;
- Bruno Bachmann (Blumenau-SC) - Objeto;
- Charles Klitzke (Curitiba-PR) – Intervenção;
- Charles Steuck e Aline Assumpção (Inscrição coletiva) (Blumenau-SC) - Videoarte;
- Charly Techio (Curitiba-PR) - Fotografia;
- Claudio Caropreso (São José dos Campos-SP) - Gravura;
- Daiana Schvartz (Blumenau-SC) - Desenho;
- Danielle Carcav (Rio de Janeiro-RJ) - Pintura;
- Fabio Salun (São Bernardo do Campo-SP) - Fotografia;
- Geraldo Zamproni (Curitiba-PR) - Objeto;
- Jonathan Medina Furuyama (Suzano-SP) - Desenho;
- Marilene Zanchet (Curitiba-PR) – Desenho/Pintura;
- Marcio Pannunzio (Ilha Bela, SP) - Desenho;
- Marcelo Gandhi (São Paulo-SP) - Desenho;
- Maikel da Maia (Curitiba-PR) - Desenho;
- Mônica Priori de Oliveira (Florianópolis-SC) – Pintura;
- Tom Lisboa (Curitiba-PR) - Fotografia.

Comentários

Anônimo disse…
Muito lindo. Está aberto ao público?
Como os artistas fazem para candidatar suas obras?

Att,
Rafaela.

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl