Pular para o conteúdo principal

Começou a seleção das obras para o Salão Elke Hering

Começou hoje, segunda, a seleção e curadoria das obras que vão participar do 10 Salão Elke Hering - Mostra Contemporânea de Artes Visuais. São 159 obras inscritas que estão sendo analisadas por uma comissão formada pelos conceituados Agnaldo Farias, Carlos Alberto Franzoi e Fernando Lindote. A seleção vai até amanhã, terça, na Fundação Cultural de Blumenau. O resultado será divulgado pela imprensa e através do site www.fcblu.com.br nesta sexta-feira, dia 30.

Fazem parte da Comissão de Seleção/Curadoria:

Agnaldo Farias - entre outras atividades profissionais e culturais, destacam-se: Curador com Moacir dos Anjos da Representação da Bienal de Veneza, 2011; Curador Geral, com Moacir dos Anjos, da 29ª. Bienal Internacional de São Paulo; Curador da Representação Brasileira da 25ª Bienal Internacional de São Paulo; Curador Geral do Projeto Itaú Rumos Visuais (2011/2013); Curador/Consultor de Artes Visuais no Instituto Tomie Ohtake. Possui mais de uma centena de críticas e ensaios publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Correspondente da Revista ArteContexto (Madrid). Mantém coluna regular na revista DasArtes (RJ).

Carlos Alberto Franzoi - Curador de exposições desde 1996 em museus como Cruz e Souza - Florianópolis, Museu de Arte de Joinville, Museu de Arte de Blumenau, Museu da História Natural Porto Alegre, Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew - Joinville, entre outros. Desde 2011 atua como curador de mapeamento região Sul do Programa Rumos Itaú Cultural Artes Visuais (2011/13).

Fernando Lindote - Ao longo de mais de vinte anos Fernando Lindote já marcou passagem pela pintura, escultura, performance, fotografia, vídeo e instalação - variedade que se estende ainda por experiências em escala pública, trabalhos de inserção urbana, como também por um elenco considerável de trabalhos híbridos, obras que se valem da fusão de dois ou mais suportes. Além de orientações em arte como Projeto Pretexto 2004 a 2010 - coordenação da Rede Nacional FUNARTE de Artes Visuais 2008/I Seminário Santa Catarina (edital FUNARTE), Orientação de artistas individual e coletiva em Florianópolis, Itajaí, Joinville e Chapecó (2008 a 2011), Desde 1999 desenvolve atividades de curadoria de exposições no Museu de Arte de Santa Catarina, Museu Victor Meirelles, Fundação Cultural Badesc, Museu Histórico Cruz e Sousa, Museu de Arte de Joinville, Centro Cultural Arquipélago e Sesc - Santa Catarina.

A comissão de seleção/curadoria leva em consideração a qualidade das obras inscritas e sua consonância com a contemporaneidade. A avaliação dos trabalhos será feita mediante os portifólios enviados pelos artistas (fotos e vídeos).

O Salão é aberto a todo artista brasileiro ou estrangeiro. As categorias são: desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, objeto, pintura, vídeo-arte, interferência e novas tecnologias. O Salão tem a intenção de propiciar a valorização e o desenvolvimento cultural, fomentando a produção artística em Blumenau e em todo o país. Os artistas selecionados terão até o dia 20 de abril para enviar suas obras para o Salão, que será aberto no dia 3 de maio, na Fundação Cultural de Blumenau.

Fonte: Mia Ávila, gerente do MAB (9977 9816 e 3326 6596)
Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (3326 8124 e 9943 0235)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl