Pular para o conteúdo principal

Noite Multicultural de Novembro



"Percepção do Universo" traz uma seleção de obras da artista blumenauense Myriam Medeiros (1938-2007); realizada em caráter de in memoriam pela curadora Marina Heloisa de Medeiros Mosimann. A mostra reflete quarenta anos de pintura, que principalmente na abstração lírica foi sua expressão maior, a que a tornou reconhecida no Brasil e exterior, como artista que refletiu seu tempo. O catálogo produzido especialmente para a exposição revela a importância da artista através da visão de cinco reconhecidos críticos de arte.
Na mostra Rendas, Marta Masiero apresenta a força e a delicadeza feminina. Em seus primeiros trabalhos, remexia em suas gavetas e mesclava suas rendas com outras, herdadas ou adquiridas, trazendo-nos assim para uma poética da delicadeza, formada por palimpsestos de grafismos. Já nesta série atual, a artista desconstrói suas rendas para criar outras, que agora se espalham mais livremente pelo espaço.
Em Impressões, Cema Raizer, Nelson Julio L.de Souza e Susana Butzke Angeli, tem como proposta resgatar a arte da gravura e suas infinitas possibilidades de reprodução.  Não contempla um tema único, sendo, antes de tudo a reunião de obras que tem por objetivo mostrar a técnica tão nobre da gravura.

 Ponto, estrutura de fuga, Flora Lindote apresenta trabalhos utilizando as linhas de fuga, como pontos de partida para a reflexão do surgimento da vida, do movimento e da condição humana no mundo. A projeção dos desenhos na parede é  usada como índice, como forma de reforçar a idéia de um evento que é ao mesmo tempo objetivo-físico e subjetivo-conceito.
Já em Condição Humana Realidade e Magia, lirismo, drama e humor, são os temas recorrentes da exposição de Jussara Pires. Xilógrafa, pintora, desenhista, fotógrafa, escultora, a artista apresenta uma seleção de xilogravuras e handbooks originais e catalogados.

No Espaço Alternativo serão apresentadas obras de artistas que participam do projeto Pretexto SESC com a assessoria de Fabiana Wielewicki.

Lançamento da Edição em Braille do Livro Verde Vale de autoria da renomada escritora blumenauense Urda Alice Klueger. Trata-se da publicação inédita da Fundação Cultural de Blumenau de um romance destinado às pessoas cegas.
Desfile de moda
Alunas da 2ª fase do Curso de Modas da FURB, disciplina História da Indumentária I, apresentarão um desfile de peças de roupas intimas, casual e social, do início do século XIX até a década de 80.
Entrega do Certificado Amigos da Cultura
Amigos e parceiros da Fundação Cultural de Blumenau serão homenageados com o Certificado Amigos da Cultura.
Apresentação musical: Banda Noel ´
Na época de Natal, a Banda Municipal de Blumenau se transforma em Banda Noel, mudando de trajes e apresentando repertório de músicas natalinas.
A visitação às exposições poderá ser feita até o dia 30 de Janeiro de 2013, de terça-feira a domingo, das 10 às 16 horas. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381 6176. A entrada é gratuita. 

Serviço:
Noite Multicultural, com a abertura das exposições no MAB
Data: 8 de novembro  - quinta-feira
Horário: a partir das 19 horas
Local: Fundação Cultural de Blumenau



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl