Pular para o conteúdo principal

Espaço Alternativo abre exposição multimídia

Meios Sólidos é uma Instalação de Arte Multimídia com computadores, projeções interativas e suportes diferenciados para abrigar os equipamentos eletrônicos. A mostra será aberta quinta-feira, dia 6 de junho, no Espaço Alternativo da Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro). O trabalho desenvolvido pelos artistas multimídia Juliana Teodoro e Alexandre Venera, do Coletivo opiopticA tem a colaboração fotográfica de Ivan Schulze. A instalação trata da descristalização, a rachadura existente nas coisas sólidas, os vários significados, marcas, memórias que as coisas adquirem, seja como utilitário (desejo de consumo) ou como obra de arte.

A mostra completa a série de trabalhos iniciados com o projeto Aquas e Bruxuleantes, que define a vibração como forma de expressão ao se produzir arte com o computador. As produções contam com incentivo do Fundo Municipal de Apoio à Cultura.

Meios Sólidos se desenvolve com base em um princípio arqueológico, encontrando e lapidando objetos. "Trabalhamos artisticamente com alguns conceitos da OOPArts Out of place artefato (Artefatos fora do Lugar), elementos da Cultura Steampunk, estudos Anamórficos e  Holográficos", explicam os artistas. "Para esse trabalho nos apropriamos de móveis antigos, transformando-os em suportes para interatividade, computadores e projetores, buscando em sua estrutura possibilidades criativas, tanto físicas quanto emocionais que esses objetos nos proporcionaram durante o período de criação da obra".

Saiba mais

O que: Meios Sólidos - Instalação de Arte Multimídia
Quando: de 6 a 17 de junho, das 10h às 16h
Abertura: dia 6, em horário especial a partir das 19h30
Onde: Espaço Alternativo, Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)


Fonte: Maria Izilda Ávila, gerente do Museu de Arte de Blumenau (47 3381-6176/9927-9877), e Juliana Teodoro, Projeto Meios Sólidos (47 3323-2503)
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190/9977-8689)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl