Pular para o conteúdo principal

EXPOSIÇÃO ALEMÃ DESEMBARCA EM BLUMENAU


Duas enormes carretas percorrem o país com uma exposição multimídia e interativa sobre a Alemanha trazida pelo Goethe-Institut, como parte do ano comemorativo Alemanha + Brasil 2013-2014. E a Fundação Cultural de Blumenau é um dos poucos locais que possui estrutura adequada para receber os equipamentos transportados em 19 caixas de madeira. Uma equipe composta por 25 profissionais atua no processo de montagem da exposição Alemanha de A a Z, com abertura prevista para 21 de setembro.

O desembarque dos 7.698 quilos de material está em curso desde a madrugada desta quinta-feira, dia 12 de setembro. Alguns ajustes, como remoção de vidros do Museu de Arte de Blumenau (MAB) e o uso de uma empilhadeira, auxiliam no processo de montagem da mostra que receberá visitas até o final de outubro. A empresa que cuida da logística é a mesma da Fórmula 1 e Rock in Rio.

A exposição promove uma viagem sensorial pelo país europeu, revelando as diversas facetas da Alemanha. A Fundação Cultural tem expectativa de repetir o mesmo sucesso obtido pela Exposição Märchenwelt - O Mundo dos Contos de Fada dos Irmãos Grimm (Jacob e Wilhelm), que passou pelo Mausoléu Dr. Blumenau de 16 de maio a 31 de julho e atraiu 6 mil pessoas.

MultimídiaUsando as 26 letras do alfabeto e uma série de elementos interativos, Alemanha de A a Z oferece uma visão bem humorada, educativa e autocrítica do país europeu e de seus habitantes. Cada uma das letras abriga vitrines, gavetas e monitores contendo lembranças e objetos do cotidiano relacionados aos respectivos temas. Assim, partindo da letra "A" de Arbeit (trabalho), passando por "U" de Umwelt (meio ambiente) até "Z" de Zukunft (futuro), os textos, áudios e objetos proporcionam uma viagem sensorial pela Alemanha e fornecem informações sobre sua história, política e cultura.

Alemanha de A a Z iniciou a sua turnê brasileira em abril deste ano em Recife e já passou por Salvador, Brasília e Rio de Janeiro. Agora a exposição chega em Blumenau, de onde segue posteriormente para Curitiba e São Paulo.

ServiçoExposição "Alemanha de A a Z"
Período: de 21 de setembro a 27 de outubro
Quando: de terça a domingo, das 10h às 16h
Onde: Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Entrada gratuita
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl