Pular para o conteúdo principal

FUNDAÇÃO CULTURAL ABRE QUARTA TEMPORADA DE EXPOSIÇÕES


A Fundação Cultural de Blumenau convida a comunidade para a noite de abertura da quarta temporada de exposições, nesta quinta-feira, dia 5 de setembro. Entre as atrações, está prevista a abertura da exposição Faz Sentido. A atração musical será Léo Maier Trio. A noite contará ainda com a Exposição de Poemas "Escreva em mim - Amores no Varal dos Sonhos", de Paula Chiodo.

Esta edição conta com a participação de artistas nacionais e estrangeiros. A promoção começa às 19h, com uma conversa com artistas e curador da exposição Carlos Alberto Franzoi. "Professores, arte-educadores, coordenadores-pedagógicos, artistas, acadêmicos, alunos de arte e a comunidade em geral estão convidados a participar desse bate-papo", lembra Mia Ávila, organizadora do evento e gerente do Museu de Arte de Blumenau (MAB).

A Exposição Faz Sentido traz uma visão artística de dez mulheres em seus "fazeres" e processos criativos. As artistas participantes são Renata Barros (SP), Flávia Fernandes (SC), Gilda Vogt (SP), Jane Bruggermann (SC), Isabela Sielski (SC), Helenita Peruzzo (SC), Ani Rocco (Itu/SP). Regina Carmona (SC), Celina Spelta (Itália) e Pirjo Heino (Finlândia). A curadoria é de Carlos Alberto Franzoi e a organização de Flávia Fernandes. "A ideia da mostra surge da afinidade do trabalho desses dez artistas, dentre os conceitos que perpassam suas obras, quais sejam: a sensação, o orgânico, a natureza, o sensorial e sensitivo", comenta Mia Ávila. "Alguns trabalhos são instalados e outros estarão em processo durante a exposição. Uma mostra orgânica que cresce e se constrói durante os processos ocorridos no seu tempo de existência."

Música

A atração musical da noite estará sob o comando do blumenauense Léo Maier. O artista iniciou a carreira tocando em bandas locais como Rock N´ Cerva, Badulaques e La Granja. Foi convidado para integrar a banda de Daian Schmitt em 2006, com a qual gravou as guitarras do disco, sendo a sua primeira experiência profissional em estúdio. Em 2008, Maier mergulhou no blues e formou a Delones Blues - banda de impacto no cenário musical blumenauense. No mesmo ano foi convidado a participar da banda Capone Brothers e gravou um EP intitulado Live Sessions.

O primeiro trabalho solo do artista veio à tona em 2010 nos formatos trio e quarteto mostrando canções próprias com misturas de blues, soul e jump blues. Maier atualmente ministra workshops direcionados ao blues, grava em estúdio e toca por todo o país divulgando o seu trabalho. Já dividiu o palco com mestres do blues nacional e internacional como Blues Etílicos, Jefferson Gonçalves, Adriano Grineberg, James Wheeler e Eddie Taylor Jr. Acaba de fazer uma pequena turnê por Santa Catarina com um dos maiores gaitistas da América Latina, o chileno Gonzalo Araya. Para 2013, Léo prepara seu primeiro disco solo.

A visitação
Noite de abertura das exposições no Museu de Arte de Blumenau:
Data: quinta-feira, 5 de setembro
Horário: 19h
Local: Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Visitação: até 20 de outubro. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl