Pular para o conteúdo principal

Gabinete do prefeito expõe obras do acervo do MAB

Obras do acervo do Museu de Arte de Blumenau estão expostas no gabinete do prefeito Napoleão Bernardes. A montagem da exposição foi feita na manhã desta segunda-feira, dia 10 de fevereiro. As obras dos artistas catarinense Reynaldo Manske, Érica de Araújo, Lourdes Dalmarco , Marlene da Silveira - Imamaiah e M. M. Rebello ficarão expostas no terceiro andar do prédio da prefeitura até abril.

Com a obra Mar Revolto, óleo sobre tela, ano 1949, o destaque é concedido ao pintor blumenauense Reynaldo Manske (1906-1980). Mestre na pintura de paisagens e marinhas, ele foi um dos iniciadores do uso da técnica do espatulado. Era também um dos grandes observadores da natureza e teve como missão retratar os costumes, tradições, diversidades de povos e vida simples do povo brasileiro. Eternizou uma época deixando para as futuras gerações um retrato dos caboclos e caiçaras do Brasil antigo.

O artista teve seus primeiros estudos no convento Santo Antônio, em Blumenau, tendo como professor de desenho e pintura o mestre frei Genésio Hansen O.F.M. Mais tarde aperfeiçoou-se em São Paulo e Rio de Janeiro, dedicando-se ao óleo sobre tela e especialmente ao gênero da aquarela. Sua primeira exposição individual foi em São Paulo, em 1939, repetindo em 1945, 1946 e 1948. Possui vários prêmios no Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e do Governo de São Paulo. Participou da primeira edição da Bienal de São Paulo em 1951. Foi orientador de pintores como Durval Pereira e Rios Pinto. Seus quadros podem ser encontrados em galerias de colecionadores particulares no Brasil e do Exterior, como Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra, Israel, Itália, Líbano e nas pinacotecas de Jundiaí e São Carlos.

Reynaldo Manske foi membro de júri em várias exposições oficiais em São Paulo, São Bernardo do Campo, Santos, Marília e Taubaté. Foi fundador da Associação Paulista de Belas Artes. Mantinha escola de aperfeiçoamento artístico no próprio ateliê, na Praça da Sé, em São Paulo, e também ateliê em Blumenau, na Rua Henrique Avé Lallemant, atualmente Rua Reynaldo Manzke.

A aquarela sobre papel, de Érica Araújo, As Carregadoras de Água (1992) em óleo sobre tela de Marlene da Silveira – Imamaiah, e Marinha de M.M.Rebello e Lourdes Dalmarco (1996) em óleo sobre tela revelam técnicas e estilos da  produção artística catarinense.


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl