Pular para o conteúdo principal

FCB homenageia artistas catarinenses

Exposição de obras do acervo do MAB no gabinete do prefeito lembra construtores das artes visuais Elke Hering e Silvio Pléticos.

O gabinete do prefeito Napoleão Bernardes recebeu nesta terça-feira, dia 25 de março, obras do acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que desta vez presta homenagens a dois construtores das artes visuais catarinenses: Elke Hering e Silvio Pléticos. As obras permanecerão expostas no local até junho.

Elke Hering Bell nasceu em Blumenau no dia 10 de agosto de 1940. Aos 17 anos iniciou sua carreira. No princípio, a família não apoiou inteiramente sua investida no mundo artístico, onde ingressou como aluna e auxiliar do vitrinista Lorenz Heilmair. Era bisneta de Hermann Hering, um dos pioneiros da industrialização no Vale do Itajaí. Possuía um espírito muito humano e simples. Sua mãe preferia que ela fizesse balé e coisas do gênero. Elke não gostava. Já novinha fez seus primeiros desenhos. Pintava sempre.

Um dia, Lorenz Heilmair foi convidado para um jantar na casa dos pais de Elke. Ela ficou empolgada quando soube que ele era pintor, então mostrou seus desenhos. Lorenz ficou tão impressionado que a convidou para ajudá-lo a pintar os vitrais da Igreja Matriz de São Paulo Apóstolo. Elke viu as cores, o trabalho artesanal do cortar, chumbar e queimar o vidro e ficou totalmente fascinada.

Ao conhecer Lorenz, não sabia Elke que estava mudando seu destino e de toda a arte de Santa Catarina. A artista blumenauense correu o mundo, estudou, mostrou suas habilidades e brilhou. Tornou-se referência dentro e fora do país. Desenhando, esculpindo, pintando, revelou a beleza e a complexidade de sua arte. Partiu em 1994 deixando esculpido na história um legado singular de vida em prol da arte.


Soldado do desenho


Sílvio Pléticos nasceu em Pula (Itália) em 1º de maio de 1924. Iniciou os estudos de pintura em Milão (Itália) em 1940 com Alfonso Guglielmi. Como soldado foi desenhista ilustrador na última guerra. Em 1946, foi cenógrafo no Teatro de Pula, de 1947 a 1954 cursou e diplomou-se na Escola de Arte Aplicada em Zagreb (Iugoslávia), especializando-se em pintura mural. Nesse período trabalhou na decoração e publicidade na Feira Internacional da Indústria de Zagreb. Trabalhou como cenógrafo no filme "A espada mágica", em Pula. Suas obras podem ser encontradas em coleções particulares e públicas na Iugoslávia, Itália, Alemanha, França, Estados Unidos. No Brasil podem ser encontradas em São Paulo, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Blumenau, Joinville, Criciúma, Chapecó e outras cidades catarinenses.

Em 1961, mudou-se para o Brasil e em 1967 fixou-se em Florianópolis. Neste ano, no dia 1º de maio estará completando 90 anos.

Fonte: Mia Ávila, gerente do Museu de Arte de Blumenau, Fundação Cultural de Blumenau (47 3381-6176)
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190/9977-9689)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl