Pular para o conteúdo principal

Cultura participa com sucesso do Dia de Conscientização do Autismo

A Fundação Cultural de Blumenau e o Museu de Arte de Blumenau (MAB), em parceria com o Centro Dynamis, promoveram quarta-feira, 2 de abril, palestra e exposição com forma de participação no movimento mundial de conscientização sobre o autismo. O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007. O primeiro evento ocorreu em 2 de abril de 2008.

Inicialmente havia sido programada uma palestra no Cine Teatro Edith Gaertner, na Fundação Cultural de Blumenau. A procura foi muito grande e as inscrições encerraram rapidamente. Para atender a demanda, os organizadores precisaram abrir um novo horário para esse mesmo dia, que também teve as vagas esgotas em curtíssimo espaço de tempo.

Para atendimento a educadores, profissionais da área, estudiosos, interessados no assunto e pais de autistas, nova parceria foi estabelecida entre o MAB e o Centro Dynamis para a realização de mais uma palestra no dia 10 de abril, às 19h, no Auditório Carlos Jardim, da Fundação Cultural de Blumenau.

Na palestra, o doutor Miguel Higuera Cancino vai abordar o que é o autismo, quais são os principais mitos, os aspectos positivos, personagens famosos com autismo, autismo e inclusão. Cancino é fonoaudiólogo, mestre em Educação Superior e especialista com mais de 27 anos de experiência em Autismo, Asperger, Síndrome de Down e SDHA. É autor dos livros Transtornos do Desenvolvimento e da Comunicação e Meu Filho não Fala, onde relata sua experiência como profissional e pai de um autista.

A exposição A Pintura como Expressão da Alma, com obras de crianças e adolescentes autistas, entre eles Daphne Burkhardt Schmitt, jovem blumenauense nascida em fevereiro de 1996, que teve seu primeiro contato com a pintura em fevereiro de 2013, continua aberta a visitação até 15 de abril, das 10h às 16h.  Visitas mediadas para grupos e escolas podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-6176.

Pesquisas
  
O autismo foi identificado nos anos 1940 pelos médicos Leo Kanner e Hans Asperger. Obviamente é um estado que sempre existiu em todas as épocas e culturas. A partir dos estudos destes autores, outras pesquisas se seguiram no conhecimento desta síndrome. Assim, hoje os autistas são reconhecidos por características que podem se apresentar em conjunto ou isoladamente.

Essas pessoas apresentam isolamento mental, daí o nome autismo. Esse isolamento despreza, exclui e ignora o que vem do mundo externo. Possuem uma insistência obsessiva na repetição, com movimentos e barulhos repetitivos e estereotipados, adotam elaborados rituais e rotinas, têm fixações e fascinações altamente direcionadas e intensas, apresentam escassez de expressões faciais e gestos, não olham diretamente para as pessoas, têm uma utilização anormal da linguagem, apresentam boas relações com objetos e apresentam ansiedade excessiva.

Serviço

O que: Palestra Autismo. Mitos e Verdades (agregando aspectos práticos)
Quando: 10 de abril
Palestrante: doutor Miguel Higuera Cancino
Local: Fundação Cultural de Blumenau, Auditório Carlos Jardim (Rua XV de Novembrom 161, Centro)
Vagas limitadas: para reserva, entrar em contato com Centro Dynamis pelo telelefone (47) 9707-3000. Site: www.centrodynamis.com.br
Entrada Franca

Exposição: A Pintura como Expressão da Alma
Local: Fundação Cultural de Blumenau - Sala 30
Visitação: até 15 de abril, das 10h às 16h, de terça-feira a domingo
  
Fonte: Mia Ávila, gerente do Museu de Arte de Blumenau, Fundação Cultural de Blumenau (47 3381-6176)
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190/9977-9689)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl