Pular para o conteúdo principal

Educadores participam de oficina de arte
Iniciativa permitiu a reflexão sobre a arte contemporânea, a função dos museus e a importância do professor como mediador.

Foto: Divulgação / FCB
11º Salão Elke Hering - Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais, promoveu nos dias 27 e 28 de maio a Oficina Arte e Educação, ministrada pela professora Letícia Terezinha Coneglian Mognol. A iniciativa da Fundação Cultural de Blumenau contou com o apoio institucional do Funcultural, Secretaria do Estado de Turismo, Cultura e Esporte e governo do Estado. Participaram educadores de Blumenau, Gaspar, Indaial e Jaraguá do Sul.
A oficina permitiu a reflexão sobre a arte contemporânea, a função dos museus, a importância dos salões de arte e do professor como mediador no momento em que passa a identificar, indagar, criticar e criar a partir das produções da cultura visual. “A roda de conversa estabelecida para avaliação evidenciou o quanto os participantes estavam sensibilizados em relação às experiências poéticas e estéticas como instrumentos de formação e transformação”, comenta Mia Ávila, gerente do Museu de Arte de Blumenau (MAB). “O grupo sabe da importância de assumir uma proposta educativa em arte como um processo gradual e contínuo de aprendizagem da linguagem visual, bem como as possibilidades de ensino da arte em espaços de educação não formais: os museus”, explica.

Salão
A professora Letícia Mognol possui mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali/2005), especialização em Administração de Centros Culturais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio/1992) e em Coleta e Tratamento Científico de Informações pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico (Ipardes/1981). No seu currículo, também relaciona graduação em Artes Plásticas pela Faculdade de Educação Musical do Paraná (1981) e em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/1979). Foi professora colaboradora da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc/1993 a 2000) e na Universidade da Região de Joinville (Univille/2000 a 2011). Em 2009 e 2010, foi coordenadora da Escola de Artes Fritz Alt - Fundação Cultural de Joinville. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, arte na educação e educação patrimonial.
O 11º Salão Elke Hering - Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais permanece no Museu de Arte de Blumenau até 21 de julho. O público pode visitar as obras de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl