Pular para o conteúdo principal

Salão Elke Hering abre as portas em noite de gala

Artistas e simpatizantes da arte prestigiaram a noite de abertura do 11º Salão Elke Hering – Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais. Música, coquetel e conversa com os artistas deram o toque especial ao evento que foi muito prestigiado pelo público que compareceu à Fundação Cultural na noite de quinta-feira, dia 15 de maio. A mostra pode ser visitada até 21 de julho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, no Museu de Arte de Blumenau (MAB). A entrada é franca.

Durante a solenidade, a organização do evento divulgou os nomes dos artistas que tiveram obras classificadas nos três primeiros lugares: 1º colocado, Andrey Zigannatto, Jundiaí (SP); 2º colocado, Priscila dos Anjos, Joinville (SC); 3º colocado, Charles Steuck e Aline Assumpção, Blumenau (SC). Neste ano, a promoção recebeu 299 inscrições de todas as regiões do país, dos 26 estados e Distrito Federal. As propostas apresentadas foram selecionadas por comissão composta pelos profissionais especializados.

O artista de Criciúma Janor Vasconcelos, de 51 anos, gostou muito da festa de abertura. Esta é a segunda vez que participa do Salão blumenauense, o qual acha interessante pelo envolvimento do público com os artistas. “As pessoas demonstram interesse em saber a história de cada trabalho. E isso é estimulante”, comenta. “O nível das obras está cada vez mais elevado, há uma evolução, os artistas estão aprimorando a qualidade, a beleza e a mensagem que querem passar”, admite.

O trabalho de Janor é resultante de suas jornadas pelas ferrovias do Sul do Estado. Em uma pequena vitrine, ele colocou pregos amassados por rodas dos trens dispostos como se fosse um pequeno trilho. “Deixo 30 pregos novos nos trilhos e depois vou buscar. Eles são amassados e lapidados pelas rodas”, explica.

O 11° Salão Elke Hering também superou as expectativas da cearense Lidiane Macedo, de Fortaleza. “Ao tecer um percurso no museu, tive a oportunidade de apreciar cada obra e sentir os impactos das criações expostas”, observa a visitante formada em Comunicação. “Na cerimônia de abertura do salão, duas experiências merecem destaque; a primeira corresponde às falas dos artistas diante de suas obras (rico momento de aproximação) e a valorização de cada trabalho marcando presença na cidade de Blumenau em um evento nacional”, resume.

O artista Romeu Bessa, de Belo Horizonte (MG), teve um dos trabalhos selecionados. “Agradeço pelo cuidado com que pensaram a montagem e pela acolhida com que me receberam”, disse em comunicado enviado à gerente do MAB, Mia Ávila. “A seleção dos meus trabalhos veio num momento particularmente importante para mim. Retomei meu trabalho no estúdio no início de 2012 depois de vários anos trabalhando em questões teóricas e tecnológicas relacionadas à criação de novas condições para a pintura. O olhar de vocês ao meu trabalho, a escolha deles entre tantas outras possibilidades apresentadas por outros artistas, foi uma validação externa às propostas que estou desenvolvendo”, comemora.

Romeu afirma que o trabalho no estúdio é geralmente um tanto solitário. Por isso esse reconhecimento externo é tão importante. “Afinal de contas, toda obra de arte é dirigida a um encontro de sensibilidades que esperamos encontrar, mas nunca temos certeza de encontrar. Obrigado por proporcionarem um desses encontros”, conclui.

Interesse nacional
O Salão Elke Hering é uma realização da prefeitura de Blumenau e da Fundação Cultural de Blumenau, com o apoio institucional do Funcultural e do governo do Estado de Santa Catarina. Esta edição conta com os trabalhos dos seguintes artistas: Andréa Brown, do Rio de Janeiro (RJ); Andrea Eichenberger, de Florianópolis (SC); Andrey Zignnatto, de Jundiaí (SP); Cecília Bona, de Brasília (DF); Charles Steuck, de Blumenau (RS); Aline Assumpção, de Curitiba (PR); Cyntia Werner, de Joinville (SC); Denise Dubiella, de Brusque (SC); Diego de Los Campos, do Uruguai; Janaina Schwambach, de São Miguel do Oeste (SC); Jane Bruggemann, de Mondaí (SC); Janor Vasconcelos, de Criciúma (SC); Javier Di Benedictis, de Buenos Aires, Argentina; Keytielle Mendonça, de Frutal (MG); Marcelo Rebelo de Souza, de Blumenau; Marlene da Silveira – Imamaiah, de Witmarsum (SC); Priscila dos Anjos, de Joinville (SC); Raul Leal, de Miracema (RJ); Rogério Negrão, Tejupá (SP); Romeu Bessa, de Belo Horizonte (MG); e Tales Sabará, de Congonhas (MG).

Classificação das obras:
1º colocado, Andrey Zigannatto, Jundiaí (SP)
Natural de Jundiaí – São Paulo, onde reside. Trabalha em São Paulo. Artista autodidata, participou de diversos cursos e oficinas pela Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí. É presidente fundador da Associação Cultural Menorah. Idealizador do Circuito de Artes Visuais de Jundiaí; Futuro – Salão Nacional de Artes Visuais – Arte Contemporânea e Novas Tecnologias; e Movimenta – Festival Nacional de Dança Contemporânea. Participou de exposições individuais e coletivas entre elas o 45º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Piracicaba (SP); 4º Salão Nacional de Cerâmica – Curitiba (PR), 13º Salão Nacional de Artes de Itajaí (SC), 12º Salão Latino Americano - Museu de Arte de Santa Maria (RS); e 11ª Bienal do Recôncavo Baiano – São Felix (BA).

2º colocado, Priscila dos Anjos, Joinville (SC)
Natural de Joinville (SC), onde reside e trabalha, é formada em Artes Visuais com especialização em História da Arte no Brasil. Participa de exposições individuais, coletivas e salões, entre eles o VIII Salão Municipal dos Novos – Joinville (SC)/1997 e 1999; o I Salão dos Novos em Blumenau (SC)/2002; o 10º Salão de Itajaí (SC)/2005; o 10º Salão Victor Meirelles – Florianópolis (SC)/2008; e o 12º Salão de Artes de Itajaí (SC)/2010.

3º colocado, Charles Steuck e Aline Assumpção, Blumenau (SC)
Charles Steuck é natural de Blumenau, onde reside e trabalha. Formado em licenciatura de Artes na Universidade Regional de Blumenau (Furb). Realizou oito exposições individuais e 31 coletivas. Aceitações e premiações no II Circuito Sul Brasileiro de Arte Fotográfica; no 49º Salão Internacional de Arte Fotográfica de Jaú; 1º Lugar no 9º Salão Elke Hering Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais; 3º Lugar no Salão dos Novos de Blumenau, Salão dos Novos de Joinville 2003 e na 25ª Bienal Brasileira de Arte Fotográfica. Atualmente é professor de fotografia e coordenador pedagógico do Ponto de Cultura Fotografia Para Todos. Aline Assumpção é natural de Curitiba (PR). Reside e trabalha em Blumenau. Bacharel em Comunicação Social, habilitada em Jornalismo pela UFPR e Especialista em Publicidade e Propaganda pela Furb. É sócia-gerente da Liquidificador Comunicação e Arte e Diretora Editorial. Participou de várias exposições e projetos curatoriais. Em co-autoria com Charles Steuck obteve o 1º lugar na 9ª Edição do Salão Elke Hering Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais e teve uma obra individual aceita.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl