Pular para o conteúdo principal

Artistas prestigiam oficina organizada pelo MAB           

                    
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foto: Divulgação / FCB

O Museu de Arte de Blumenau (MAB), da Fundação Cultural, dando continuidade à programação estabelecida para o 11º Salão Elke Hering - Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais, promoveu nos dias 26 e 27 de junho um laboratório de escuta e escrita ministrado por Raquel Stolf. A oficina teve como proposta agenciar uma reflexão sobre articulações da palavra em proposições artísticas contemporâneas. Propôs também investigar e refletir sobre experiências  subjetivas de escuta, desenvolvendo exercícios de escrita a partir dessas experiências.
A iniciativa contou com a participação da presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Jaraguá do Sul, Cristina Pretti, e do associado Inácio Carreira. Também estiveram na Fundação Cultural os presidentes da Associação dos Artistas Plásticos de Itajaí, Fernando Pauler, e da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos, Rosana Dominguez, além das associadas Belíria Boni e Maria Dulcinéia Ribeiro. 
Pomerode esteve representada pela artista visual Maristela Silveira e Joinville pelo curador do 11º Salão Elke Hering, Carlos Alberto Franzoi. Também marcaram presença Marlene Silveira, uma das artistas selecionadas para esta edição do salão, e a suplente na cadeira de Artes visuais, desing e moda do Conselho Municipal de Política Cultural, Heloisa Pacheco Martins Karlberg.
Os participantes ficaram com boas impressões da iniciativa coordenada pelo MAB. A artista visual Cema Raizer agradeceu a oportunidade oferecida pela Fundação Cultural de Blumenau, pois entende que a atividade permitiu que Raquel Stolf compartilhasse suas experiências de escrita e escuta. “Foi muito útil termos esse conhecimento, principalmente pelo amor e entusiasmo com que ela aborda o tema”, resumiu.

Poéticas Visuais
A oficinante Raquel Stolf é doutorada em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem Mestrado em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Ferderal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e licenciatura em Artes Plásticas pelo Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). É professora na área de Multimeios nos cursos de graduação e mestrado em Artes Visuais do CEART-UDESC. Coordenou o projeto de Extensão Membrana no CEART-UDESC e 11 edições da publicação experimental Sofá, entre 2003 e  2011. Também integrou a Comissão do Conselho Consultivo - Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles entre 2003 e 2010. Possui em seu currículo participação em várias exposições individuais e coletivas.


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl