Pular para o conteúdo principal

Fundação Cultural anuncia exposição de aquarelas
Artista Inge Lauterjung abre exposição no dia 2 de julho, quando celebra 90 anos de idadeShare on email

Foto: Divulgação / FCB
A Exposição {Aquarelas, Pincéis e Botões} celebra os 90 anos da artista plástica Inge Lauterjung. A mostra organizada pelo Museu de Arte de Blumenau, em parceria com a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap), será inaugurada no dia 2 de julho, às 16h, na Sala 30 da Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro). Na ocasião, artistas, amigos e convidados participam das comemorações do aniversário da artista.
A exposição contará com desenhos, aquarelas e peças artísticas elaboradas com botões representativos de vários períodos da trajetória de Inge Lauterjung. Ela nasceu em Blumenau em 2 de julho de 1924 e, aos 66 anos, deu vazão aos dotes artísticos, iniciando estudos e pesquisas em técnicas de desenho. Ao criar as primeiras obras com dedicação, perseverança e determinação, conseguiu atingir bons resultados convencendo-se cada vez mais que era o que queria fazer.
Nesses quase 30 anos dedicados à arte, seu currículo artístico remete ao atelier de Elio Hahnemann, Érica Araújo, Paulo Cecconi, Simone Tanaca e Rosi Darius. Esteve na Itália em 1994, no atelier de Roberto Machini e em 1997 teve aulas de acrílica com Sérgio Poddighe.

Sonhos e cotidiano

A sensibilidade de Inge Lauterjung se expressa nas manchas de suas aquarelas, nas quais enaltece a natureza através de flores e paisagens. Através dessa técnica, a artista registra impressões guardadas na memória, criadas em seus sonhos ou observadas no seu cotidiano.
Em junho de 1994, aos 70 anos, passou a residir no Ancionato Lar Elsbeth Koehler. Por sua natureza ativa, no lar participou da organização e criação das decorações temáticas, visando sempre seu desenvolvimento. Não parou de criar cartões, desenhos e aquarelas que dão vida aos corredores da casa.
Com as doações de botões de diversos tamanhos e cores recebidas, imaginou formas de utilizá-los. Com precisão e sensibilidade, passou a criar obras em panos, paramentos litúrgicos e quadros. Através dessas colagens, costuras e interseções, a artista compartilha seus interesses e lembranças. “No recorte de sua memória, vem à tona lembranças comuns a cada um de nós: o anoitecer, a alvorada, dunas, outono, trovoadas, a capelinha, pássaros alçando vôo”, comenta Mia Ávila, gerente do MAB. “É assim, entre aquarelas, pincéis e botões que a artista Inge Lauterjung  em um gesto espontâneo registra suas memórias, seus sonhos, seu cotidiano, Através da arte, deixa o exemplo de como podemos nos conhecer melhor, compreender nossas emoções e principalmente nossas incessantes possibilidades.”

Serviço
Exposição Individual: {Aquarelas, Pincéis e Botões}, de Inge Lauterjung
Abertura: dia 2 de julho, às 16h
Local: Fundação Cultural de Blumenau - Sala 30
Visitação: de 3 a  20 de julho, de terça a domingo, das 10h às 16h
Entrada franca
Maiores informações: (47) 3381-6176

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello


postada em 23/06/2014 14:21 - 18 visualizações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl