Pular para o conteúdo principal

Assembleia homenageia Inge Lauterjung
Artista plástica blumenauense comemora 90 anos com exposição que vai até domingo na Fundação Cultural.

Foto: Sérgio Antonello / Divulgação FCB
Sessão plenária da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou moção cumprimentando a artista plástica blumenauense Inge Lauterjung pelo “brilhante trabalho e sua arte de expressiva sensibilidade e capacidade criadora”. No dia em que completou 90 anos, Inge abriu a Exposição {Aquarelas, Pincéis e Botões}. A mostra organizada pelo Museu de Arte de Blumenau (MAB), em parceria com a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap), fica aberta ao público até domingo, dia 20 de julho, na Sala 30 da Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro).
Para a gerente do MAB, Mia Ávila, a artista é merecedora de respeito e admiração. “Um exemplo a ser seguido”, comenta. “Consideramos louvável a Moção recebida. A Fundação Cultural de Blumenau, através do MAB e a Bluap orgulham-se por terem encabeçado essa série de homenagens prestadas à artista por  ocasião da comemoração de  seus 90 anos de idade.”
A exposição em cartaz na FCB conta com desenhos, aquarelas e peças artísticas elaboradas com botões representativos de vários períodos da trajetória de Inge Lauterjung. Ela nasceu em Blumenau em 2 de julho de 1924 e, aos 66 anos, deu vazão aos dotes artísticos, iniciando estudos e pesquisas em técnicas de desenho. Ao criar as primeiras obras com dedicação, perseverança e determinação, conseguiu atingir bons resultados convencendo-se cada vez mais que era o que queria fazer.
Nesses quase 30 anos dedicados à arte, seu currículo artístico remete ao atelier de Elio Hahnemann, Érica Araújo, Paulo Cecconi, Simone Tanaca e Rosi Darius. Esteve na Itália em 1994, no atelier de Roberto Machini e em 1997 teve aulas de acrílica com Sérgio Poddighe.
Em junho de 1994, aos 70 anos, passou a residir no Ancionato Lar Elsbeth Koehler. Por sua natureza ativa, no lar participou da organização e criação das decorações temáticas, visando sempre seu desenvolvimento. Não parou de criar cartões, desenhos e aquarelas que dão vida aos corredores da casa.


Serviço
Exposição Individual: {Aquarelas, Pincéis e Botões}, de Inge Lauterjung
Local: Fundação Cultural de Blumenau - Sala 30
Visitação: até 20 de julho, das 10h às 16h
Entrada gratuita
Maiores informações: (47) 3381-6176

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl