Pular para o conteúdo principal

Exposição marca os 90 anos de Inge Lauterjung
Público presente na Fundação Cultural de Blumenau canta parabéns e se encanta com obras da artista.

Foto: Sérgio Antonello / Divulgação FCB
Ao som do tradicional Parabéns pra Você interpretado no trompete pelo maestro da Banda Municipal de Blumenau João Carlos Cunico, foi aberta na tarde desta quarta-feira, dia 2 de julho, a Exposição {Aquarelas, Pincéis e Botões}. A mostra organizada pelo Museu de Arte de Blumenau (MAB), em parceria com a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap), celebra os 90 anos da artista plástica Inge Lauterjung. Os trabalhos podem ser vistos até 20 de julho na Sala 30 da Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro).
Na ocasião da festa de abertura, artistas, amigos e convidados participam das comemorações do aniversário da artista, que teve bolo decorado e velinhas. A exposição conta com desenhos, aquarelas e peças artísticas elaboradas com botões representativos de vários períodos da trajetória de Inge Lauterjung.
A artista nasceu em Blumenau em 2 de julho de 1924 e, aos 66 anos, deu vazão aos dotes no espetacular mundo das artes, iniciando estudos e pesquisas em técnicas de desenho. Ao criar as primeiras obras com dedicação, perseverança e determinação, conseguiu atingir bons resultados convencendo-se cada vez mais que era o que queria fazer.
A sensibilidade de Inge Lauterjung se expressa nas manchas de suas aquarelas, nas quais enaltece a natureza através de flores e paisagens. Através dessa técnica, a artista registra impressões guardadas na memória, criadas em seus sonhos ou observadas no seu cotidiano.
Em junho de 1994, aos 70 anos, passou a residir no Ancionato Lar Elsbeth Koehler. Por sua natureza ativa, no lar participou da organização e criação das decorações temáticas, visando sempre seu desenvolvimento. Não parou de criar cartões, desenhos e aquarelas que dão vida aos corredores da casa. Com as doações de botões de diversos tamanhos e cores recebidas, imaginou formas de utilizá-los. Com precisão e sensibilidade, passou a criar obras em panos, paramentos litúrgicos e quadros. Através dessas colagens, costuras e interseções, a artista compartilha seus interesses e lembranças.

Serviço
Exposição Individual: {Aquarelas, Pincéis e Botões}, de Inge Lauterjung
Local: Fundação Cultural de Blumenau - Sala 30
Visitação: de 3 a 20 de julho, de terça a domingo, das 10h às 16h
Entrada gratuita
Maiores informações: (47) 3381-6176



Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello


postada em 03/07/2014 08:10 - 92 visualizações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl