Pular para o conteúdo principal

MAB abre 3ª Temporada de Exposições
Solenidade festiva na noite desta quinta-feira terá na programação lançamento de livro, músicas e a tradicional conversa com artistas.

Foto: Divulgação
A prefeitura de Blumenau e a Fundação Cultural abrem nesta quinta-feira, dia 7 de agosto, a 3ª Temporada de Exposições no Museu de Arte de Blumenau (MAB). A programação começa às 19h com a tradicional conversa com os artistas. Participam da roda professores, arte-educadores, coordenadores pedagógicos, artistas, alunos de arte e comunidade. A atração musical será a Banda Municipal de Blumenau, que apresentará parte do repertório do show dos 52 anos que contagiou o público que esteve dia 30 de agosto no Teatro Carlos Gomes.
A mostra reúne as obras "Matéria Efêmera", de Hermínia Metzler, Marcia Mazzoni e Rosilene Horta, "noscasulos", de Maria Carmen von Linsingen, "Pulsar da Vida", de Ilca Barcellos, "Desenho-Pintura (Linhas-Pensamentos)", de Kelly Kreis Taglieber, "Des Ciels", de Lorena Acin, e "Metametria ou Meta-metria", de Fernando Quitério. A noite contará ainda com o lançamento dos Livros AMA/DOR/A, de Diedra Roiz, Sono, de Luiz Bogo, e "Pantanal - Os Quatro Elementos", de Dario Beduschi. As exposições ficam abertas à visitação até 21 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (47) 3381-6176. A entrada é franca.

Livros
Na noite cultural, a escritora Diedra Roiz lança AMA/DOR/A, um livro composto por 39 poesias que dá voz e visibilidade a uma realidade que ainda é minoria na produção literária: a da mulher como protagonista, narradora, sujeito, desejante, portadora da voz, do ponto de vista e do discurso. A apresentação do livro, escrita por Terezinha Manczak, o define como "uma poética que trata de amor (es) urbanos, vividos, moldados na experiência e nas buscas de uma mulher que sabe o que quer. Percebe-se em AMA/DOR/A de Diedra, não a repetida variação sobre o mesmo tema, mas uma unidade - onde o fio condutor de toda a obra não é outra coisa senão a paixão. Ao invés de se ocupar em cortar palavras, Diedra se dispõe a cortar a própria carne em oferenda, sem medo de sangrar até sentir-se dominada. Os rasgos não são traços da loucura de palavras vazias - sem sentido - tudo faz sentido, a partir do momento em que a autora diz sem pudores, tudo o que deseja e espera do amor."
Já no Livro Sono, Luís Bogo é filosoficamente despretensioso, mas ao mesmo tempo provocativo, pois faz alguns questionamentos existenciais a partir de constatações cotidianas, partindo de impressões ligeiras para reflexões um tanto mais profundas. Ainda de acordo com o autor, "a poesia tem a capacidade de aguçar a espiritualidade das pessoas através do belo, mas também através do inusitado, de episódios menos aprazíveis e prazerosos que, igualmente, deixam marcas nos corpos e nas almas”. Enfim, comenta, que ao desenrolar o tecido da existência, as pessoas percebem que, no fundo, restará apenas a estampa do que foi poético de uma forma ou de outra.
Em Pantanal - Os Quatro Elementos, de Dario Beduschi, as emoções são fortes e envolventes. São, definitivamente, explícitas nas palavras do autor. O contexto é fabuloso. Há o retrato das mais belas paisagens, a pesca rica e abundante nas águas dos rios do Mato Grosso do Sul, o que revela uma empatia àqueles lugares e fortemente vem os empreendimentos, o profissionalismo, a fidelidade, a solidariedade, a amizade, a vida do dia-a-dia, ritmadas, pela ética, pela compreensão, pela iniciativa e pela coragem. Ler toda esta narrativa leva a uma viagem surpreendente. Grandes aventuras de pescarias no Pantanal e com histórias de pescador.

Serviço:
Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 7 de agosto
Horário: 19h
Local: Fundação Cultural de Blumenau
Atração musical: Banda Municipal de Blumenau
Visitação: até 21 de setembro. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
As exposições ficam abertas até 21 de setembro, de terça-feira à domingo, das 10h às 16h
Agendamentos: pelo telefone (47) 3381-6176.
Entrada gratuita
Site: http://museudeartedeblumenau.blogspot.com.br


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl