Pular para o conteúdo principal

Artista ambiental orienta crianças no museu
Obras expostas no MAB inspiram cuidados com a natureza e ressaltam a importância dos animais.

Foto: Divulgação / FCB
As exposições do Museu de Artes de Blumenau (MAB) continua recebendo visitantes. Na última sexta-feira, dia 24 de outubro, o artista Paulo Tajes Lindner recebeu 71 crianças provenientes de três Centros de Educação Infantil (CEIs). A gerente do MAB, Mia Ávila destaca que a exposição do artista finalizou nesse dia “com chave de ouro”.

Os alunos de 4 a 5 anos dos CEIs Vereador Ewaldo Moritz, Lenyr Stake e Maria Zimmermann estiveram na Fundação Cultural de Blumenau para conhecer a exposição Cacos da Mata. O artista e ambientalista Paulo Tajes Lindner veio de Joinville, cidade onde reside, especialmente para recebê-los. A visita começou por um passeio pelo Horto para que os pequenos pudessem ter um contato com a natureza e conhecer alguns tipos de árvores, entre elas a palmeira produtora do palmito.

Paulo conversou com as crianças sobre o alimento obtido através da extração da palmeira, o que implica na morte da mesma. Citou a importância da fauna e dos animais. Citou como exemplo a Capivara, que armazena as sementes contribuindo com a natureza.

No Espaço Alternativo, onde estava a exposição Cacos da Mata, as crianças tiveram oportunidade de conhecer as obras identificando os animais e o material utilizado (lona de caminhão e tintas).  Na conversa com as crianças, Paulo mostrou a importância de cuidar da natureza e a função dos animais.

Após a leitura das imagens das obras e a conversa com o artista, as crianças receberam papel e lápis de cor para desenhar as obras. O diretor de Cultura Carlos Schrubbe, de passagem pelo local, ficou entusiasmado com a vibração das crianças e participou da atividade tocando e cantando canções infantis junto com elas.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello


postada em 28/10/2014 11:13 - 29 visualizações


Fotos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl