Pular para o conteúdo principal

Artistas abrem as portas da 4ª Temporada do MAB
Noite foi de festa e entretenimento para o público que prestigiou as novas exposições que ficam na casa até 23 de novembro.

                    
A noite de quinta-feira, dia 9 de outubro, foi de entretenimento e descontração para o público que compareceu à festa de abertura na Fundação Cultural de Blumenau. A programação de abertura da 4ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) contou com música, conversa com os artistas e coquetel. Na solenidade os visitantes conferiram as obras de 21 artistas provenientes dos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

O evento contou com a presença da presidência e diretoria Rede Feminina de Combate ao Câncer e voluntárias, que participaram da noite de autógrafos do livro Uma Rede de Amor, comemorativo aos 40 anos do grupo na cidade. “Entre as autoridades e convidados presentes contamos com a presença da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Maria Teresinha Debatin, que expressou sua satisfação em poder estar presente nesse evento tão significativo pela qualidade das mostras, da representatividade dos artistas, bem como pela especial participação da Rede Feminina de Combate ao Câncer”, comentou a gerente do MAB, Mia Ávila.

Maria Teresinha ressaltou a importância da Fundação Catarinense de Cultura estar mais próxima das entidades culturais e museais do estado e colocou o Centro Integrado de Cultura à disposição para estabelecimento de parcerias. “Foi uma honra receber a senhora Maria Teresinha. A iniciativa valoriza nossas atividades e amplia possibilidades de parcerias e intercâmbios tão necessários e importantes para nossas instituições e comunidade”, destacou Mia Ávila. “Receber artistas das cidades de Joinville, Florianópolis, Curitiba, Campinas e São Paulo, que possuem significativa trajetória artística, com propostas de trabalho que evidenciam pesquisa e amadurecimento, denota a abrangência e credibilidade que o Museu de Arte de Blumenau vem conquistando junto às diversas comunidades artísticas, fruto do apoio, competência e profissionalismo do seu  Conselho Consultivo”, observou Mia.

Para o artista e ambientalista Paulo Tajes Lindner, que traz de Joinville a exposição "Cacos da Mata", poder participar de uma vernissage na qual o MAB inaugurou as seis salas de exposição foi uma experiência única. “Como artista e ambientalista fiquei muito feliz com a participação da comunidade blumenauense”, comentou. “A conversa com os artistas foi um momento mágico em um ambiente carregado de boas energias. No Espaço Alternativo pude falar um pouco sobre o projeto Cacos da Mata”.

No início da tarde desta sexta-feira, dia 10 de outubro, Lindner desenvolveu o primeiro trabalho junto a uma turma de alunos de Nova Trento. “Isso é a consagração do meu trabalho, uma vez que o objetivo do projeto é o de chamar a atenção das pessoas sobre a importância das florestas para a qualidade de vida da presente e futuras gerações”.


Sensibilidade


Para o diretor de Cultura da FCB, Carlos Schrubbe, participar da abertura da exposição foi um sentimento de duas vias. “Primeiramente, é uma honra fazer parte da equipe de uma instituição fundamental para a cidade - assumi o cargo de diretor na presente semana - e contemplar obras de artistas do nosso tempo, sensíveis, ousados e dignos dos melhores predicados. Se o cargo de diretor de Cultura de Blumenau for equiparado a minha primeira semana de trabalho, me considero um profissional de sorte!”

A artista Marisa Bueno (MaBu), de São Paulo (SP), entende que o papel do MAB é imprescindível. ‘O artista só existe quando seu trabalho é colocado frente ao público. A iniciativa do museu de apoiar os artistas e abrir suas portas para expormos é o combustível motor para a nossa produção”, revela a autora da exposição O lugar das Incertezas.


O que ver


4ª Temporada de Exposições no MAB
Local: Fundação Cultural de Blumenau
Visitação: até 23 de novembro. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

O que ver
Na Galeria Municipal de Arte - Sala Alberto Luz

- Pintura Fóssil: Duane Bahia Benatti traz de Campinas (SP) uma série de pinturas onde radicaliza sua pesquisa pictórica iniciada na residência artística em Buenos Aires, em 2012. Foi nessa ocasião que o artista começou a expor obras constituídas de capas de tinta pura. Camadas de tinta eram aplicadas sobre suporte impermeável, e, uma vez a tinta estando seca, capas de tinta eram extraídas e afixadas com cola em lona.

- Abre o mundo: através de uma série de peças em cerâmica, a artista Sela, residente em Florianópolis, promove a ideia de transcendência que a imagem poética da flecha sugere, para que, no presente, relembre a origem cultural, pré-histórica, que em busca de melhores condições produziu instrumentos para a sobrevivência e desenvolvimento humano, como foi a flecha nos primórdios da humanidade.

- O lugar das incertezas: com trabalhos que transitam entre a instalação, fotografia e vídeo-arte, a artista paulistana MaBu encontra na releitura e na reorganização dos objetos do cotidiano na paisagem um estranhamento impactante através da imersão em universos socialmente extremos. Após pesquisar e acompanhar por um ano as consultas do doutor Dráuzio Varella no presídio feminino da Capital de São Paulo, o que inicialmente teria como resultado um trabalho de fenomenologia do espaço arquitetônico, acabou por se tornar uma intervenção urbana em plena região da Paulista, em São Paulo. Este acabou sendo o primeiro trabalho de uma série de outros executados nesta mesma atmosfera. Os trabalhos Espera, Visita e Teresa são alguns dos que estão nesta exposição e fazem parte deste cotidiano o qual esteve presente não somente na imersão de um ano junto à equipe de médicos voluntários do presídio feminino, como também em toda a infância e adolescência da artista passadas no bairro da Zona Norte de São Paulo, próximo do extinto presídio do Carandiru, quando por muitos anos ela acompanhou a trajetória dos familiares que chegavam de madrugada e que retornavam no final do dia.   Anos depois, já residindo na região central próximo à favela do Moinho, também trouxe para seus trabalhos as questões observadas na vizinhança. Localizada em uma área urbana residual marcada por duas linhas de trem e um viaduto, a comunidade passou por um marcante incêndio em 2013. A série Moinhos traz trabalhos que partem das vivências observadas durante o período em que os moradores buscavam se restabelecer após a tragédia. Um pouco distante das abordagens sobre desigualdades sociais, mas ainda permeando um espaço de questionamentos urbanos contemporâneos está Alvorada, que coloca um universo mais místico, propondo uma releitura sobre o papel da religiosidade num país de miscigenações étnicas e sociais.

Na Galeria do Papel

Voo Noturno: série de gravuras produzidas pelo artista paranaense Francisco Gusso durante 2011 e 2012 e impressas entre 2012 e 2014 nos ateliês do Museu da Gravura de Curitiba. É composta por sete obras, seis delas são gravuras feitas em linóleo, impressas e molduradas em vidro. A outra obra é um livro de artista de 18 páginas que levam o nome da exposição: Voo Noturno. O livro foi impresso em xilogravura sobre papel arroz e conta com alguns desenhos e textos produzidos pelo artista.


No Espaço Alternativo

Cacos da Mata: exposição que o artista e ambientalista Paulo Tajes Lindner traz de Joinville. A estreia do projeto ocorreu em 2006 e o conceito tem base a reciclagem de materiais. O projeto original foi concebido por Paulo (pintura acrílica sobre lonas usadas de caminhão) e pela artista Ana Beatris Raposo (fusão de vidros reciclados). Segundo o crítico de arte Walter de Queiroz Guerreiro, Lindner é um ambientalista que acreditou ser a arte o instrumento para conscientizar sobre a destruição da Mata Atlântica. O artista cria em técnica mista a imagem real de um ambiente devastado e poluído. Utiliza restos industriais, como a lona de caminhão desgastada, vidros e miçangas. Sua missão: falar da natureza e de nós mesmos.


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello


postada em 10/10/2014 16:39 - 130 visualizações


Fotos

            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl