Pular para o conteúdo principal

Artistas do Caps II expõem no MAB
Trabalhos artísticos podem ser vistos até 4 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, na Fundação Cultural de Blumenau.

Foto: Divulgação / FCB
Trabalhos artísticos produzidos por frequentadores do Centro de Atenção Psico-Social (Caps II) podem ser vistos até 4 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, na Fundação Cultural de Blumenau. A exposição "Arte e Sentimentos" contém trabalhos elaborados pelos frequentadores do grupo de desenho do Caps II, da Enloucrecer Associação dos Usuários e Amigos da Saúde Mental de Blumenau e Oficina Terapêutica Pintura em Tela.

A abertura da mostra, na última quinta-feira, dia 16 de outubro, contou com a presença da diretora de Ações e Saúde (Semus), Andréa da Silva, representantes do Caps II e demais entidades. A psicóloga e artista plástica Elisete Maria Gastaldi Bechtold também prestigiou o evento. As autoridades falaram da satisfação em visualizar trabalhos desenvolvidos por usuários dos Caps II em espaço da Fundação Cultural de Blumenau. Solicitaram à gerente do MAB, Mia Ávila, e à professora Sueli Petry que encaminhassem ao presidente da FCB Sylvio Zimmermann Neto agradecimentos pelo espaço e acolhimento. “Os usuários do Caps II que participam da exposição, alguns vieram acompanhados de suas famílias, expressaram a satisfação de ver expostos os resultados de seus trabalhos e serem acolhidos pelas instituições”, comentou Mia Ávila. “Para eles foi muito significativo por representar a possibilidade de inclusão.”

O grupo de desenho se reúne semanalmente no Caps II desde o início em 2008. Inicialmente era voltado para portadores de esquizofrenia, mas devido ao elevado interesse dos demais usuários o grupo foi aberto a todos os interessados. A atividade de desenho é individual e com temas livres. “Neste grupo o usuário expressa-se por meio de desenho, como também pela escrita que é o desenho das letras, logo uma expressão da singularidade do usuário, no momento em que se encontra”, ressalta Mia.

A Oficina Terapêutica de Pintura em Tela possibilita aos associados da Enloucrescer a expressão criativa e, através da vivência deste processo, o participante recria sentimentos, exaltando sentidos e emoções, individuais e coletivos. Tem como foco central a promoção da saúde mental, visando o resgate da cidadania dos associados que dela participam. “Cada obra de arte da oficina terapêutica ajuda a potencializar o sujeito, mostrando ao mesmo e aos demais, a sua capacidade de transcender, criando, portanto, belas obras.”


Serviço

O que: Exposição "Arte e Sentimentos"
Autores: frequentadores do Centro de Atenção Psico-Social (Caps II)
Visitação: até 4 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Onde: Museu de Arte de Blumenau (MAB)
Entrada Franca


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl