Pular para o conteúdo principal

Obras do MAB decoram gabinete do prefeito
Iniciativa presta homenagem à cidade e ao fundador Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau.

Foto: Eraldo Shnaider
O gabinete do prefeito Napoleâo Bernardes está com um novo visual. O local recebeu obras do acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB) e da Fundação Cultural de Blumenau (FCB). Desta vez a iniciativa presta homenagem à cidade e ao fundador Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, que no dia 26 de dezembro completaria 195 anos.
Iniciando a trajetória itinerante proposta pelo presidente da Fundação Cultural Sylvio Zimmermann Neto, a obra intitulada Dr. Blumenau, elaborada pela artista Rosana Dominguez, realça a juventude do fundador. Em sua primeira parada, a exposição ainda conta em sua composição com os desenhos Blumenau I e Vila Itoupava, de autoria de Juarez Porto. “Neste ano, essa é a quarta temporada de exposições de obras do acervo no gabinete”, lembra a gerente do MAB, Mia Avila.

Dr. Blumenau
O homenageado nasceu em 26 de dezembro de 1819 em Hasselfelde, no Ducado de Brunswick, Alemanha. Sexto filho de um inspetor florestal, o alemão viajou pela primeira vez para o Brasil em 1846, onde permaneceu inicialmente por dois anos. Retornou em 1850 e fundou a colônia São Paulo de Blumenau.
No período entre 1850 e 1859, Dr. Blumenau trabalhou na colônia com certa liderança. Em 1860, o regime brasileiro tomou conta do município. Foi quando Hermann Blumenau tornou-se o primeiro diretor oficial da colônia, pago pelo Estado. Na época a população de Blumenau seria de 947 habitantes.
A obra produzida pela artista Rosana Dominguez foi concluída no dia 4 de outubro e mede 1.00 x 1.20cm. O suporte utilizado (pano) é bidimensional, composto de tecido. A pintura foi elaborada com tintas a óleo, impermeabilizada frente e verso com verniz apropriado.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 


postada em 06/11/2014 11:53 - 42 visualizações


Fotos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl