Pular para o conteúdo principal

Museu expõe caleidoscópios humanos
Obra inédita em Santa Catarina fica em exposição no MAB a partir do dia 5 de março.




(...) bastam dois (espelhos), e um reflete o reflexo do que o outro refletiu, num tremor que se transmite em mensagem intensa e insistente "ad infinitum", liquidez em que se pode mergulhar a mão fascinada e retirá-la escorrendo de reflexos, os reflexos dessa dura água.
Clarice Lispector

Projeto de instalação do artista visual paulistano Élcio Miazaki, com uso de espelhos em diferentes jogos de composições (dimensões e ângulos), também é uma das atrações da primeira temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que começa no dia 5 de março. A construção de caleidoscópios em grandes formatos foi uma forma de voltar os olhares à movimentação externa ao ambiente. Trata-se em diminuir a barreira exterior/interior e levantar questões como a multiplicidade e transitoriedade das imagens. O trabalho foi produzido em 2013 como resultado da seleção de residência artística na Casa das Caldeiras.

Conheça esta o obra inédita no Estado de Santa Catarina. Uma vez construído o jogo de espelhos no intuito de simular o infinito, ele encontra relação direta com a montagem de caleidoscópios tradicionais, como lembrança de brincadeiras de infância. O que parece desordenado e confuso, encontra organização dentro de uma construção geométrica.
 Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Estagiários MAB: Andre Paris e Roosevelt Barbosa



Mais informações:

O que: Exposição Caleidoscópios Humanos
Artista expositor: Élcio Miazaki
Local: Museu de Arte de Blumenau (MAB) - Sala Oficial
Abertura: 5 de março, às 20 h
Visitação: até 21 de abril, de terça a domingo das 10h às 16h
Conversa com o artista: 5 de março, às 19h, na Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl