Pular para o conteúdo principal

Artista troca experiências com mediadores do MAB
Trabalhos de Maria Salette Engels Werling em exposição no Museu de Arte de Blumenau repassam 30 anos de experiência no meio artístico.

Filha, mãe, mulher, arte educadora, esposa dedicada e com uma forte sutileza no se expressar. A artista plástica Maria Salette Engels Werling trouxe para a Sala Especial do Museu de Artes de Blumenau (MAB) a ótica sensível de uma trajetória de 30 anos de carreira lapidada pela vivência artística e observações dos relevos, rios, caminhos, profundidades, curvas e cores do vale.
Natural de Taió, no Alto Vale do Itajaí, Maria Salette esteve com os estagiários do MAB André Paris e Roosevelt Barbosa tirando dúvidas e conversando sobre a sua nova concepção evolutiva do suporte da obra, VivenciAR-TE. Os estagiários comentam que foi uma oportunidade única e muito importante para nortear o desenvolvimento de ações educativas e mediação de visitas previstas para esta temporada de exposições.
Maria Salette falou sobre sua trajetória artística iniciada aos 11 anos, quando numa visita a uma exposição foi convidada a conhecer a arte e desde então fez dela seu estilo de vida. Professora de Artes, especialista no ensino da arte no âmbito da educação, a taioense contou que quando começou a cursar Educação Artística na Furb, em Blumenau, no final dos anos 1970, no caminho de Taió para Blumenau, vinha admirando as paisagens pela janela do ônibus, importante momento que veio a contribuir como marca forte da sua sensível construção artística que possui cor, forma e equilíbrio.
Planos de Paisagens
Na terça-feira, dia 17 de março, Maria Salette ministrará no MAB a oficina Planos de Paisagens, que é uma contrapartida social gratuita do projeto VivenciAR-TE aprovado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Tem como objetivo proporcionar aos participantes experiências e conhecimentos da produção artística.
A visitação a essa e demais exposições da temporada poderá ser feita até o dia 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas são agendadas pelo telefone (47) 3381-6176.
Saiba mais
Confira as dadas das exposições:
1ª Temporada: em andamento, até 21 de abril
2ª Temporada: de 7 de maio a 16 de junho
3ª Temporada: de 2 de julho a 23 de agosto
4ª Temporada: de 10 de setembro a 18 de outubro
5ª Temporada: de 5 de novembro a fevereiro de 2016


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 
Estagiários MAB: Andre Paris e Roosevelt Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl