Pular para o conteúdo principal

Obras mesclam vivências e paisagens
Exposição "vivenciAR-TE', patrocinada pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, estreia dia 9 de setembro na Furb.

A exposição vivenciAR-TE gestada pelas observações e vivências da artista plástica e arte-educadora Maria Salette Engels Werling pode ser vista a partir de terça-feira, dia 9 de setembro, na Universidade Regional de Blumenau (Furb). A mostra compartilha histórias com a população de Blumenau e região, artistas, escolares e professores de arte, visto que a artista completou recentemente 30 anos de trajetória nesse meio. Também parte da programação, a Oficina Planos de Paisagens ocorre no dia 27 de setembro, das 9h às 12 h e das 14h às 17h. As inscrições podem ser feitas na Divisão de Cultura da Furb.

Patrocinada pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, a exposição apresenta 15 obras produzidas em acrílico sobre tela, evidenciando a metamorfose dos suportes que passam do formato tradicional aos recortes e chegam a volumes diferenciados, proporcionando a ideia de tridimensionalidade. Com linhas, cores e formas recriadas, obras são apresentadas em formato retangular, trabalhadas com verdes, azuis e ocres da terra, procurando salientar as nuances da natureza.

Numa evolução da concepção dos suportes, surgem obras que apresentam uma característica peculiar: cada suporte é pensado e recortado criando intervalos projetados para interagir com o ambiente. Este é visto como extensão da obra de arte, rompendo com os limites tradicionais do suporte, buscando propiciar a amplitude do olhar do expectador na relação obra e ambiente.

Dos suportes tradicionais, passando pelos recortes criados através dos intervalos, surgem novas obras, compostas de fragmentos com volumes e cores diversificados, evidenciando assim a profundidade e o relevo do vale numa perspectiva em 3D. Finalizando a exposição, a realizar-se na Furb, a artista ministrará a Oficina Planos de Paisagens com acesso gratuito ao público interessado. “Minhas raízes estão mergulhadas na natureza, de maneira especial no vale”, comenta Maria Salete. “Desde a infância as formas, as cores, a vegetação nativa ou os espaços cultivados, enfim, a anatomia da natureza me proporciona momentos da mais absoluta serenidade e reflexão. Essas reminiscências manifestam-se em minhas obras. O tema não poderia ser outro senão fixar e recordar cenas da terra. Estas são transpostas para fora da realidade; transformam cores e detalhes físicos da paisagem, na definição de planos em função de uma reflexão sobre o meio ambiente”, finaliza.



Saiba mais

O que: Exposição vivenciAR-TE
Local: Salão Angelim - Biblioteca Central da Furb
Data: 9 de setembro a 4 de outubro
Abertura: 9 de setembro, às 20h
Oficina Planos de Paisagem: 27 de setembro, das 9h às 12 h, e das 14h às 17h
Inscrições: podem ser feitas na Divisão de Cultura da Furb


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl