Pular para o conteúdo principal

Público consagra a abertura das exposições do MAB
Atrações da primeira temporada do ano podem ser visitadas até 21 de abril no Museu de Arte de Blumenau.
O público lotou a Fundação Cultural para prestigiar a noite de abertura da primeira temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). A programação festiva na noite de quinta-feira, dia 5 de março, contou com a tradicional conversa com os artistas, músicas, autógrafos de livros e homenagens a personalidades de destaque no meio cultural da cidade. As exposições podem ser visitadas até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é franca.

A curadora da exposição Magia da cor de da forma, Teresinha Heimann, destaca que o evento transcorreu de forma bonita e organizada sob a coordenação da gerente do Museu de Arte, Mia Avila. Na avaliação de Teresinha, a participação dos artistas reunidos neste evento consagra a primeira temporada do MAB. “Fizemos nesta noite uma homenagem ao artista plástico catarinense Roy Kellermann, falecido recentemente. Reunimos na exposição obras dele e também promovemos o lançamento do livro Magia da cor e da forma, de autoria de Ely Steininger, organizado por mim através do Instituto de Artes de Blumenau (Inarti) e parceria de Giba Santos que estruturou toda a parte de imagens”.

A escritora Ana Paula Lapolli Isensee autografou "As Janela do Menino", coleção composta por três livros infantojuvenis, contemplada pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura. A Sociedade dos Escritores de Blumenau participou do lançamento da temporada e o maestro da Banda Municipal João Cunico preparou uma apresentação especial com alguns músicos do grupo.

A artista Maria Salette Engels Werling considera muito importante participar da temporada de exposições do MAB porque ocorre justamente durante as comemorações de seus 30 anos de atuação no meio artístico. “Minha exposição faz parte de um circuito que começou na Furb, que foi o local onde iniciei minha trajetória na arte. Foi para a Uniasselvi propositalmente como forma de descentralizar e levar meu trabalho a um público diferente. E a escolha de encerrar aqui no MAB foi por ser nosso local oficial para eventos de arte da cidade”, observa.


Equipamentos


A florianopolitana Roberta Tassinari considera positivo prestigiar os eventos disponibilizados pelos equipamentos culturais no Estado. Ela acha importante sair da Capital e ocupar esses espaços em cidades que possuem movimentação intensa e que proporcionam ambientes e equipes preparadas para receber. “A participação por editais é importante nesse sentido e valoriza também nosso trabalho”, comenta. “A estrutura da Fundação Cultural é ótima, os profissionais e a diretoria são muito solícitos.”

O artista paulista Élcio Miazaki vê a exposição do MAB como ótima oportunidade para expor seu trabalho. Para ele, outro ponto positivo foi o cuidado dos curadores na seleção das peças. “O público poderá visualizar obras que têm algum ponto em comum entre as propostas. E isso me impressionou bastante”, revela. “Por mais que em uma primeira leitura as obras possam parecer diferentes, pelo fato de cada artista possuir uma linguagem e um perfil particular, há pontos em comum”.






Saiba mais


As exposições:

Galeria Municipal Sala Alberto Luz e Galeria do Papel:
Exposição: Magia da cor de da forma
Uma homenagem prestada por Noemi Kellermann, com curadoria de Teresinha Heimann. A mostra conta com obras do artista plástico catarinense Roy Kellermann, representativas de suas diversas séries.


Sala Especial:
Exposição: vivenciAR-TE
Produção artística de Maria Salette Engels Werling, com respaldo do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Compartilha fragmentos da produção dividindo sua trajetória ao longo de 30 anos de arte com a população de Blumenau e região. A mostra apresenta a constante evolução de seu trabalho nas 15 obras que refletem sua identidade artística inspirada nas observações e vivências no vale.


Sala Oficial
Exposição: Reverbera
A exposição da artista visual Roberta Tassinari (Florianópolis) apresenta três grupos de trabalho resultantes de pesquisa que ocorre a partir da experimentação de um material encontrado, através das suas propriedades, ou a partir da busca por um material específico para atender a uma determinada demanda. Interessa à artista investigar a contenção e a expansão da cor a partir das especificidades de diferentes materiais: opacidade, translucidez, peso, leveza e luminosidade.


Sala Elke Hering
Exposição: Caleidoscópios humanos
Projeto de instalação do artista visual Élcio Miazaki (SP), com uso de espelhos em diferentes jogos de composições (dimensões e ângulos). A construção de caleidoscópios em grandes formatos foi uma forma de voltar os olhares à movimentação externa ao ambiente. Trata-se de diminuir a barreira exterior/interior e levantar questões como a multiplicidade e transitoriedade das imagens. Uma vez construído o jogo de espelhos, no intuito de simular o infinito, ele encontra relação direta com a montagem de caleidoscópios tradicionais, como lembrança de brincadeiras de infância. O que parece 'desordenado' e 'confuso', encontra organização dentro de uma construção geométrica.


Serviço:

1ª Temporada de Exposições no MAB

Visitação: até 21 de abril. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca



Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello


postada em 06/03/2015 17:14 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl