Pular para o conteúdo principal

Atividade intensa nos museus até sexta-feira




Os museus da Família Colonial, Hábitos e Costumes e de Arte, da Fundação Cultural de Blumenau (FCB), estão em plena atividade especial da 13ª Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para comemorar o Dia Internacional dos Museus, transcorrido em 18 de maio. Todos os museus brasileiros se mobilizam com programações em torno da temática "Museus para uma Sociedade Sustentável". A FCB preparou palestras e oficinas gratuitas para marcar a data. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser providenciadas pelo telefone (47) 3381- 7979.

A programação começou segunda-feira, com a abertura da exposição "Maio, Marias, Mulheres, Noivas, Reflexões", no Museu da Família Colonial. A mostra reúne vestidos de noivas, fotografias de casamento antigas, pinturas "Marias", da artista plástica Marlene da Silveira (Imamaiah), e equipamentos utilizados pelas mulheres para preparação do enxoval. Também foi oferecida uma Oficina de Capacitação - Espaços, memórias... uma história, com visita ao Centro Histórico da cidade com a contextualização, tendo como palestrante historiadora Sueli Maria Vanzuita Petry.



Veja a programação desta sexta-feira

22 de maio

Palestra: A magia do Brinquedo Popular e sobre o livro "Que boneca é essa? Corte e recorte de mestras brasileiras

Palestrante: Maria do Carmo, graduada em Licenciatura em Desenho - Universidade Federal de Santa Maria (RS). Atualmente, consultora do Instituto Terceiro Setor  Brasília (DF). Autora do "Que boneca é essa? Corte e recorte de mestras brasileiras"

Horário: 13h30 às 17h

Objetivo: ampliar a divulgação e o alcance social, cultural e econômico do fazer artesanal na área da lúdica infantil. Promover ainda uma troca de diálogos sobre o saber, as histórias e os registros fotográficos das 119 artesãs cadastradas no período de pesquisa de campo

Local: Museu de Hábitos e Costumes

Vagas: 30



Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl