Pular para o conteúdo principal

Exposição causa emoção a membros da Acevali



Público prestigia a abertura da 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). Festa na noite de quinta-feira, dia 7 de maio, na Fundação Cultural de Blumenau (FCB) teve conversa com os artistas, música, poesias e coquetel. A mostra recebe visitas de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita. A exposição permanece no MAB até 16 de junho.

A temporada conta com as exposições "Cicatriz", da artista Malka Borenstein, "Coletiva de uma artista só", de Lenora Rosenfield, "Traços Expostos", de Danny Bittencourt, "Obturador ambulante", de Marco Antonio Stello, e de obras do acervo do MAB de artistas expoentes da arte catarinense, como Elke Hering, Linda Poll e Ademir dos Santos, o "Russo".

Os artistas expositores marcaram presença no evento e confraternizaram com os amantes da arte. Alguns não puderam comparecer, como foi o caso de Marco Antonio Stello, da Exposição Obturador Ambulante. Mas ele esteve no MAB no dia 2 de maio para a montagem e tem acompanhado tudo via internet. “Expor em um museu com a representatividade que o MAB tem para o cenário artístico do Estado é uma baita porta que se abre. Quando soube do resultado do edital fiquei muito feliz, espero que o público goste do Obturador Ambulante”, comenta o artista de Chapecó.

Artistas emocionados

No dia seguinte a abertura, o MAB promoveu com apoio do Centro Braille da FCB um encontro das artistas Malka Borenstein e Lenora Rosenfield com membros da Associação de Cegos do Vale do Itajaí (Acevali). Durante aproximadamente duas horas, artistas e visitantes puderam conversar sobre arte, trocar experiências e vivências, compartilhar sentimentos e emoções. Para as artistas, foi um momento gratificante que despertou o desejo de estudo-pesquisa para desenvolver projetos prevendo a acessibilidade. Os membros da Acevali expressaram emoção por se sentirem acolhidos. O tratamento dispensado pelo MAB/Fundação Cultural e a presença das artistas expositoras fez com que se sentissem pensados e valorizados.



A artista paulistana Malka Borenstein considera uma honra ter sido selecionada para mostrar seu trabalho. “É um privilégio ter a minha proposta encaminhada para o edital de exposições temporárias selecionada. A importância é ser escolhida entre tantas pessoas com bons trabalhos”, diz ela. “Ressalto o trabalho do MAB e da comissão de análise das propostas, pela seleção dos temas e diálogos entre as exposições. Fiquei muito agradecida.”

Com relação à ação educativa de sexta-feira, dia 8 de maio, Malka considera uma experiência marcante e inesquecível. “Provavelmente monte uma série onde possa falar sobre a gratidão. Fiquei muito emocionada e me coloco à disposição para outros projetos.”

A gaúcha Lenora Rosenfield, da Exposição Coletiva de uma artista só, também ficou satisfeita com o evento. “A experiência de ter vindo a Blumenau para expor superou minhas expectativas, por ver que cidade tem uma grande movimentação cultural. Recebe muito bem as pessoas de fora”, diz ela, que é Porto Alegre (RS). “A abertura da exposição foi muito intensa para mim por ter vários artistas participando, dando depoimentos sobre seus trabalhos. Essa concentração de cultura me deu um grande retorno emocional. Fiquei impressionada como a Fundação consegue motivar as pessoas a virem aqui para participar de uma atividade cultural”, destaca.

Sobre a ação educativa com o grupo da Acevali, Lenora conta que a motivação para se dedicar a esse momento foi uma experiência sua aos 16 anos, em uma conversa que teve sobre cores com um cego. “Ele perdeu a visão quando tinha 7 anos e o que me impressionou nessa experiência foi uma criança com 7 anos ter essa preocupação de conhecer, visualizar obras de arte para reter em sua memória essas cores e formas”, comenta. “Essa experiência de hoje me emocionou e sensibilizou profundamente, pois alguns cegos descreveram a emoção que sentiram ao visitar a exposição. Isso propiciou a eles experiência tátil, onde puderam perceber o movimento da dança, de saltar e cair, expressos na obra intitulada Movimento. Uma participante das atividades além de ter percebido o que estava ali representado, através de sua leitura da obra descreveu minha personalidade.”

O coordenador da Acevali Marcos Paulo Albert considera um enorme prazer trazê-los para o MAB. “Aqui eles estão vivenciado emoções diferentes. Aqui eles estão tendo a possibilidade de conhecer o trabalho de uma grande artista e professora Lenora Rosenfield. São em maioria idosos, que ao sentir o trabalho artístico relembram vivências de infância e que chegam a se emocionar quando uma instituição prepara um espaço para recebê-los. Sentem-se valorizados.”

Um dos membros da Acevali, Luiz Francisco Feller não conseguiu esconder sua felicidade com a ação. “Me sinto alegre, é uma energia diferente estar sentido as telas e saber que uma artista profissional trabalhou nelas. Agradeço de coração o que estão fazendo por mim e pelo meus colegas presentes aqui nesse museu.”

Outro membro da Acevali, Gilberto Pereira se sente acolhido e valorizado pela instituição e pelas artistas. “Todos demonstram se preocupar conosco. Não faz muito tempo que perdi a visão. Anteriormente tinha a possibilidade de apreciar obras de arte e nunca reservei tempo para isso. Nunca imaginei que iria sentir, ver uma obra de arte, uma pintura, através dos meus dedos”, conclui o ilustre visitante do MAB.


Saiba mais

O que: 2ª Temporada de Exposições

Onde: Museu de Arte de Blumenau (MAB), Rua XV de Novembro, 161, Centro

Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até 16 de junho

Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176

Entrada franca



Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl