Pular para o conteúdo principal

MAB abre segunda temporada de exposições
Noite festiva recebe público amante da arte a partir das 19h. A mostra pode ser visitada gratuitamente até 16 de junho.


A noite desta quinta-feira, 7 de maio, promete. Vem aí a festa de abertura da 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). E os apreciadores da arte estão convidados a prestigiar mais este evento na Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro, Blumenau). A noite de abertura das exposições contará com atração musical embalada pelo Sambaleiro Trio e Carlos Schrubbe e declamação de poemas por Val Pergee e Maria de Lourdes Scottini Heiden, representantes da Sociedade dos Escritores de Blumenau.
A segunda temporada será aberta às 19h com a tradicional conversa com os artistas. A visitação das salas poderá ser feita em seguida e posteriormente de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita. A mostra fica aberta até 16 de junho.
A temporada contará com as exposições "Cicatriz", da artista Malka Borenstein, "Coletiva de uma artista só", de Lenora Rosenfield, "Traços Expostos", de Danny Bittencourt, "Obturador ambulante", de Marco Antonio Stello, e de obras do acervo do  MAB de artistas expoentes da arte catarinense, como Elke Hering, Linda Poll e Ademir dos Santos, o "Russo".

As atrações

Na Sala Oficial, o público poderá apreciar a exposição Cicatriz da paulistana Malka Borenstein. A artista produz obras a partir de relações de afeto que estabelece com o material e o espaço escolhido. Nesta exposição, apresenta pinturas feitas predominantemente com tinta acrílica. “Estou muito contente por ter sido escolhida pelo MAB, que é uma referência no mundo da arte. Estou a disposição na noite de abertura para conversar com todos e para acompanhar a visitação”, comenta a artista.
Na Sala Especial, o MAB preparou a exposição Coletiva de uma artista só, com trabalhos da artista gaúcha Lenora Rosenfield. Esta é primeira vez que ela mostra seu talento em Santa Catarina. Trata-se de seleto conjunto da trajetória artística da gaúcha que conta a evolução de sua pintura, partindo da década de 1980. Os trabalhos apresentados fazem parte de um recorte minimalista da trajetória de mais de 40 anos da artista, por isso o nome "Coletiva de um artista só". Para a curadora Daniela Kern, responsável pelo livro a ser lançado em 2016 acerca da trajetória da pintora, o caminho em busca do conhecimento e das experiências que Lenora considerou necessários a sua formação artística foram fundamentais para rapidamente alçar consistência e maturidade na pintura.
Na Sala Elke Hering, o público poderá apreciar a exposição Traços Expostos, de Danny Bittencourt, uma artista visual nascida em Porto Alegre, onde vive, que tem se dedicado à fotografia como forma de expressão, seja em seu trabalho autoral como em suas aulas. Em março de 2014, fundou a Escola de Fotografia Artística a partir da vontade de estimular e inspirar os alunos a se expressarem pela fotografia. O trabalho autoral de Danny tem base na fotografia artística, como processo, execução e suas possíveis intervenções. Essa mostra tem por objetivo estimular a apresentação de sentimentos pouco representados, por serem doloridos, tais como a angústia, solidão e a saudade. Em tempos de intensa circulação de imagem, a constante representação de felicidade e sucesso sufoca os outros sentimentos que também constroem a identidade e experiência dos sujeitos.
A Sala Alberto Luz abrigará a exposição Obturador Ambulante, do redator publicitário, professor universitário e fotógrafo Marco Antonio Stello, de Chapecó. O artista explora os detalhes do cotidiano urbano, as ruas, as pessoas, a arquitetura e a natureza, mostrando através da sua percepção um universo à parte dos olhos de quem o vê.
Também na Sala Alberto Luz e Galeria do Papel o visitante poderá apreciar obras de expoentes da Arte Catarinense pertencentes ao acervo do Museu de Arte de Blumenau, tais como Elke Hering, Linda Poll, Ademir dos Santos o "Russo", entre outros.

Saiba mais
O que: 2ª Temporada de Exposições
Onde: Museu de Arte de Blumenau (MAB), Rua XV de Novembro, 161, Centro
Abertura: 7 de maio, às 19h
Horários:
19h: conversa com os artistas e curadores
20h: abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB, com apresentação musical e declamação de poemas
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até 16 de junho
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada franca
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl