Pular para o conteúdo principal

Membros da Acevali visitam exposições do MAB


Nesta sexta-feira, 3 julho, o Museus de Artes de Blumenau (MAB) promoveu o encontro dos artistas Valdir Francisco e Maria Carmen von Linsigen com membros da Associação de Cegos do Vale do Itajaí (Acevali). Durante aproximadamente duas horas e meia, artistas e visitantes puderam conversar sobre arte, trocar experiências e vivências, compartilhar sentimentos e emoções, conhecer os materiais que são utilizados na criação das obras e produzir um sache feltrado que levaram como resultado da oficina.

O artista Valdir Francisco trouxe de Curitiba casulos de seda fechados, abertos, fios de seda e o fio já tecidos e duas obras em pequenos formatos. Conversou com os participantes sobre sua trajetória, seu processo criativo e acompanhou cada movimento da experimentação que fizeram dos materiais. Os presentes visitaram a sala expositiva e tocaram nas obras.

Valdir Francisco relatou que foi a primeira vez que participou de uma ação educativa dessa natureza e se sentiu profundamente tocado e agradecido pela inspiradora oportunidade. Os membros da Acevali também externaram sua satisfação e agradecimento. "Tudo que pode ser tocado vai fluindo em nossa imaginação. Foi muito bom poder estar presente nesse ambiente cultural. Um trabalho importante para a nossa vida na qual só podemos ver com as mãos. Adorei a exposição, adorei sentir o material. É algo diferente", disse Teresa, uma das integrantes do grupo.

Lã de carneiro

A artista Maria Carmen von Linsingen já é conhecida do grupo pelos encontros que aconteceram no MAB durante as exposições Manufaturados e "noscasulos". E para falar dessa nova exposição "cor' rompida" trouxe lã de carneiro para que os participantes pudessem sentir o material e os ensinou a fazer pequenas "caminhas"  para abrigar pedaços de sabonetes, que levemente umedecidos e pelo atrito vão compondo feltragem que encobre o sabonete transformando-o em um sache. Ao término, todos os participantes puderam levar consigo o resultado de seus trabalhos.

Os membros da Acevali estavam acompanhados pelo coordenador Marcos Paulo Albert. A ação contou com a parceria com o Centro Braille da Fundação Cultural de Blumenau representado por Eliane Luchini.

Saiba mais sobre as exposições:

Na Sala Oficial

Exposição: Tramas de Seda, de Valdir Francisco

Na Sala Especial

Exposição: COR' rompida, de Maria Carmen von Linsingen

Na sala Elke Hering

Exposição: Chuva de ouro, de Cristiane Mohallem

Na Sala Alberto Luz

Exposição: entrenós, de Franzoi

Exposição: Interlúdio Freudokafkaneano, de Sérgio Canfield

Na Galeria do Papel

Exposição: DESTERRA, de Bya Medeiros

Serviço:

3ª Temporada de Exposições no MAB

Visitação: até 23 de agosto. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl