Pular para o conteúdo principal

MAB apresenta obras de artista argentino.

        O argentino Javier Di Benedictis (Buenos Aires, 1985) é um dos artistas com obras na 4ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). A “Exposição Metamórficas” pode ser visitada gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até 18 de outubro, na Fundação Cultural. Os trabalhos de Javier demandam imaginação e memória, devolvendo às imagens sua condição de mistério e distância.
Na exposição, sua obra pode ser vista em dois ambientes: num deles, comparecem os próprios vídeos e, em outro, destacam-se alguns de seus fotogramas. Estas pequenas unidades são organizadas em folhas para impressão e sofrem uma série de intervenções plásticas, para logo em seguida serem digitalizadas e recompostas em novas sequências de vídeo.



Projeções
            De acordo com a curadoria de Rosângela Cherem, são projeções, cujos vídeos remetem à fotografia analógica (a luz das imagens capturadas e congeladas não cobre e nem descobre, apenas vela), enquanto os fotogramas remetem à pintura através de um processo de intervenção manual, potencializada pelas cores fluorescentes do rosa, verde, amarelo e assim por diante, obtidas com pigmentos e solventes. "Recusando aquilo que se poderia chamar de cromofobia, sensibilidade que se ampara na brancura e no asséptico, o artista reivindica a atualidade multicolorida dos neóns e das tonalidades digitais, porém, autonomizando a cor em relação às formas", comenta Rosângela. "Assim, ambos permitem considerar algo que foi extraviado e em seguida alterado e profanado, sobrevivendo através de algum tipo de metamorfose. Instala-se um artifício que perturba a realidade através de uma espécie de pestanejar, causando um tipo de ofuscamento ou miragem produzida pelo excesso colorante que faz resplandecer a superfície numa gloriosa dança de luzes."

           A 4ª Temporada de Exposições do MAB oferece, ainda, as exposições Plano de Cor, do paulistano Diego Castro, Recre/Recri/Ação, da catarinense Belíria Boni, Moedas, do paulistano Alexandre Frangioni, e Convergências, do catarinense Tchello d' Barros. A visitação poderá ser feita até 18 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita.


Serviço
4ª Temporada de Exposições
Onde: Museu de Arte de Blumenau (MAB) - Rua XV de Novembro, 161, Centro
Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até 18 de outubro
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl