Pular para o conteúdo principal

MAB recebe exemplares do livro Brasil em Números




Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) estiveram no Museu de Arte de Blumenau (MAB) na tarde de segunda-feira, dia 31, para entregar os primeiros 500 exemplares do livro Brasil em Números 2015, em versão bilíngue. Pela primeira vez na história da publicação que uma cidade que não é Capital se destaca na seleção do conteúdo. Obras do acervo do MAB ilustram capa e abrem cada capítulo do volume 23, que será lançado na noite de abertura da 4ª Temporada de Exposições, quinta-feira, dia 10 de setembro, na Fundação Cultural de Blumenau (FCB).

Editado anualmente pelo IBGE, a publicação apresenta informações básicas para o estudo e conhecimento da realidade socioeconômica nacional. É um valioso instrumento de consulta e subsídio para análises e planejamentos. Reúne dados que permitem traçar uma síntese da realidade brasileira em seus múltiplos aspectos, sendo destinado a todos aqueles que desejam conhecer melhor o país de forma prática e ilustrada.

Durante seu histórico, o Brasil em Números vem sendo ilustrado com o acervo de museus sediados em vários estados brasileiros. Em cada edição, um museu é selecionado pelo IBGE, para em parceria, ilustrar a publicação com imagens de obras de arte, na capa e no início de cada seção temática da publicação. A utilização de imagens e figuras agrega aspectos artísticos e regionais incluindo componente cultural de forma permeada por toda a publicação.

Artistas locais em destaque

A partir de um recorte curatorial, a equipe do IBGE analisou os trabalhos, possibilidades de diagramação e adequação, para ilustrar a capa e a abertura de cada capítulo do editorial Brasil em Números, elegendo 24 obras do acervo do MAB e 22 artistas. O presidente da Fundação Cultural, Sylvio Zimmermann, considera um momento muito especial para a FCB e Museu de Arte de Blumenau. "Com essa publicação, mais uma vez conseguimos dar destaque internacional aos trabalhos dos artistas locais. Temos mais que celebrar. Vem em momento muito especial, quando a cidade completa 165 anos."

Na introdução, um texto de abertura e fotografia apresentam o museu selecionado, destacando seu histórico e suas principais características.  Segundo a gerente do MAB, Mia Avila, inicialmente foram produzidos 8 mil exemplares para serem distribuídos no Brasil e Exterior. "Nossos exemplares serão inicialmente destinados a entidades. No caso de precisarmos de mais livros, o IBGE irá nos enviar", comenta.

A supervisora de Disseminação de Informações do IBGE, Sueni Juraci de Mello dos Santos, informa que o projeto é uma parceria com os museus. Nesta edição, o instituto fez um convênio com o MAB para expor os trabalhos dos artistas da cidade e região. "Estão nos brindando com suas imagens, esculturas, enfim, suas obras de arte. A publicação está maravilhosa", observa. "Quando a equipe em Santa Catarina escolheu o Museu de Arte de Blumenau já sabia que iria dar certo".

O chefe da agência do IBGE em Blumenau, Leandro Vinicius de Azevedo, considera a publicação muito rica em termos de conteúdo. "O livro reúne informações estatísticas e também tem um toque de arte. Neste caso o museu foi escolhido este ano para ilustrar as páginas. Acho muito importante esta troca, com Blumenau tendo o privilégio de fazer a ilustração", comenta. "Um bom número de exemplares está à disposição da fundação para ser distribuído nas mais diversas áreas do município".

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl