Pular para o conteúdo principal

Mesa redonda envolve poesia visual contemporânea



O Museu de Arte de Blumenau promove no dia 11 de setembro, em parceria com o Instituto Cultural Tchello d' Barros (RJ), a mesa redonda Poesia Visual Contemporânea. A atividade começa às 19h, no Auditório Carlos Jardim, da Fundação Cultural. A palestra inicial será com Tchello d´Barros, artista que iniciou sua carreira em Blumenau. O encontro também contará com as presenças de Jairo Martins, Marcelo Steil e Terezinha Manczak.
Haverá projeções de obras inéditas e séries como Ideogramas Ocidentais, Alfabetos Criptográficos e Escritas Assêmicas, além das imagens das curadorias internacionais de Poesia Visual, que o artista vem desenvolvendo ultimamente a partir do Rio de Janeiro, onde vive e cursa Cinema. A mediação de Terezinha Manczak (SEB) contará com falas de Marcelo Steil (doutor em Literatura pela UFSC) e do escritor Jairo Martins.
A Poesia Visual segue se reinventando e afirmando-se como uma modalidade da Poesia Experimental ao tempo que realça seu diálogo com as artes visuais. Enquanto isso, as ementas de cursos universitários cada vez mais abrem espaço para a Poesia Visual, bem como nunca se viu tantos livros didáticos dedicarem espaço para o tema como na atualidade. Ainda assim, no contexto catarinense, pode ser considerada rarefeita tanto a produção, quanto circulação e acesso ao público das obras nesse segmento. A mesa-redonda "Poesia Visual Contemporânea" pretende discutir e apontar alguns aspectos como esses e outros desdobramentos a partir dos pontos de vista dos convidados.
Na parte da tarde, do dia 11 de setembro, às 15h, o artista fará uma visita-guiada em sua exposição Convergências - A Poesia Visual de Tchello d' Barros, na Galeria do Papel da Fundação Cultural, comentando as obras e seu processo criativo, bem como atendendo a perguntas, agendamentos, entrevistas etc.
Serviço
Mesa-redonda: Poesia Visual Contemporânea
Quem: Jairo Martins, Marcelo Steil, Terezinha Manczak e Tchello d' Barros
Horário: 19h
Local: Auditório Carlos Jardim - Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Entrada Franca
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl