Pular para o conteúdo principal

Tchello volta a Blumenau "uma centena de poemas depois"



A 4ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) terá abertura no dia 10 de setembro. Entre as exposições agendadas para essa temporada, Tchello d’ Barros traz para a Galeria do Papel a mostra "Convergências". Trata-se de um trabalho itinerante com a apresentação de poemas visuais.
"Convergências" é um projeto multimídia que apresenta a produção em Poesia Visual de Tchello d´Barros em diversos suportes como Livro, Blog, Webvideo, Instalação, Página em Rede Social, Projeção e a Exposição física, cuja itinerância por capitais brasileiras já passou pela Paraíba, Alagoas, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A mostra apresenta uma seleção retrospectiva dos poemas visuais do autor criados ao longo de duas décadas.
O primeiro poema visual de Tchello d’ Barros, "Preconceito", foi criado em 1993, quando vivia em Blumenau, e foi exposto na inauguração da Galeria do Papel. Séries de obras complementares, como os Poemínimos, Ideogramas Ocidentais, Alfabetos Criptográficos e Escritas Assêmicas, podem ser conferidos no blog www.tchellodbarros-poesiavisual.blogspot.com. "Considero o recurso do poema visual uma linguagem adequada para tratar de temas sempre contemporâneos (política, sexo, fé, amor, relações humanas etc), de interesse geral de nossa sociedade”, destaca o escritor. “Minha produção em Poesia Visual tem alcançado uma maior visibilidade principalmente na Internet. Se foi bom criar em Blumenau meu primeiro poema visual, melhor ainda voltar aqui, uma centena de poemas depois."
O artista
O escritor e artista visual catarinense Tchello d' Barros dedica-se desde 1993 às linguagens de Literatura, Artes Visuais, Teatro e Audiovisual. Residiu em 14 cidades no Brasil, tendo produzido sua obra em Blumenau (onde iniciou a carreira), Maceió, Belém e Rio de Janeiro, onde vive e atualmente estuda Cinema, após ter percorrido 20 países em constantes atividades culturais. Eventualmente ministra oficinas e palestras, participando também de mesas-redondas, júris, editorias, curadorias, saraus e diversas atividades culturais no Brasil e Exterior.
Em Blumenau, participou de peças teatrais no NuTE do Teatro Carlos Gomes, ministrou oficinas na Fundação Cultural de Blumenau, participou da diretoria da Bluap, foi fundador e presidente por duas gestões da Sociedade de Escritores de Blumenau (SEB), além de ter presidido também a Câmara Junior de Blumenau.  Depois de mais de uma década sem expor uma individual na cidade, retorna com a exposição "Convergências", que apresenta algumas das obras do autor que vem sendo usadas como referência em livros didáticos de editoras como Áttica, Scipione, Saraiva, Global, Fundação Padre Anchieta, Fundação Ayrton Senna, Editora Positivo e na inglesa Editora Oxford.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl