Pular para o conteúdo principal

MAB presente no Seminário de Artes Visuais de Navegantes.

Navegantes sediou nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Centro Integrado de Cultura (CIC), o 1º Seminário de Artes Visuais - As artes e suas interfaces. O encontro reuniu especialistas para debater as ações desenvolvidas no segmento das artes visuais. O seminário, produto do Fundo Municipal de Cultura - Edital Vilma Mafra de Apoio a Cultura, teve como proponente a artista plástica Kaká Moreira, coordenadora do projeto. A curadoria ficou a cargo da museóloga Angela Peyerl. A gerente do Museu de Arte de Blumenau (MAB), Mia Ávila, contribuiu com a iniciativa ao tratar de temas que envolvem curadoria, arte e museu.


O principal propósito do seminário foi fomentar, debater e refletir acerca da produção visual, possibilitando aos artistas, produtores culturais, professores e arte-educadores um espaço para interagir com curadores, professores, pesquisadores da arte em Santa Catarina. O Seminário, além de oficinas gratuitas, contou em sua programação com três mesas redondas.

Para falar da arte contemporânea, foram convidadas as palestrantes Sandra Makowiecky - crítica de arte, professora de graduação e mestrado em Artes Visuais na Udesc; Priscila dos Anjos, artista plástica e arte educadora; e Cristiane Pedrini Ugollini, arte educadora e ex-administradora no Museu de Imagem e do Som de Santa Catarina. O mediador foi Henry Goulart.

Para abordar a curadoria, arte e museu, estiveram presentes as palestrantes Maria Lucila Horn, artista, curadora, produtora e arte educadora; Mia Ávila, gerente do Museu de Arte de Blumenau, vice-presidente da Federação de Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina; e Vanessa Alves, fotógrafa e professora da Univali Itajaí. A mediadora foi Angela L.Peyerl. "Iniciativas como essa favorecem a troca de experiências, o diálogo entre a arte, o ensino e os espaços culturais e museais, e principalmente fortalecem as ações desenvolvidas fora do eixo das capitais", comentou Mia Ávila.

Os temas arte e educação contaram com as palestrantes Ane Fernandes, arte educadora, artista plástica e  diretora da Casa de Cultura Didi Brandão; Cristiane Maria Castellen, da área museológica no MHSC, MIS/SC e MASC; e Maria Cristina da Rosa F.da Silva, professora do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina e professora de mestrado e doutorado em Artes Visuais da UDESC. A mediadora foi Iara Corninck.

Serviço

O que: 1º. Seminário de Artes Visuais de Navegantes - As artes e suas interfaces

Quando: 22 a 24 de outubro

Onde: Centro Integrado de Cultura (CIC) - Navegantes


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl