Pular para o conteúdo principal

Cassio Leitão empresta ao MAB seu talento

A exposição Compensado do artista paulistano Cassio Leitão poderá ser visitada a partir do dia 5 de novembro no Museu de Arte de Blumenau (MAB). O artista estará presente para a conversa que antecede a abertura da 5ª Temporada de Exposições, às 19h. Sobre a exposição, artista Mônica Tinoco escreve: “... quem somos, quem é cada um de nós senão uma combinatória de experiências, de informações, de leituras, de imaginações? Cada vida é uma enciclopédia, uma biblioteca, um inventário de objetos, uma amostragem de estilos, onde tudo pode ser continuamente remexido e reordenado de todas as maneiras possíveis.”


O escritor Italo Calvino observa que a tentativa de compreender o mundo na multiplicidade de seus códigos, torna a tarefa inconclusa, por força de seu próprio sistema vital. O mundo vai dilatando-se ou adensando-se em seu interior, no conjunto das teias de visões pluralistas e multifacetadas que vão se multiplicando, com potencial infinito.

A série Compensado de Cassio Leitão parece conter a virtude da multiplicidade. Cada pintura individualmente possui um pensamento pictórico particular, próprio e interessante. Porém, o artista não se atém ao fato, logo realiza outra pintura, já que um pensamento o levou a outro; e rapidamente ele tece uma teia de soluções pictóricas em composições de conotação e efeito variados.

Não há narrativa linear, os acontecimentos da pintura se dão em fluxos, ora expansivos, ora contrativos; por vezes contraditórios ou acumulativos. Um aspecto levantado aqui, uma solução pictórica, uma forma, uma cor, é repetido alí, de outra maneira, visto de outro ângulo, pensado em outra cor. Por força de sua própria vocação constitucional, a tarefa da pintura do Compensado é inconclusa e potencialmente infinita.

Qualidade
Fica evidente nas pinturas de Cassio Leitão a rapidez de execução, a pintura de qualidade "breve", a qual permite descrever estruturas pictóricas inventivas e expressivas com densidade individual, mas que ganham corpo pela concentração modular e acumulativa de sua potencialidade infinita. “No seu conjunto, a série Compensado é uma longa pintura, composta de pinturas breves", conclui Monica Tinoco.

Cassio Leitão, 53 anos, natural de São Paulo onde vive e trabalha, é formado pela Faculdade de Artes Plásticas da FAAP. Possui no currículo artístico exposições individuais e coletivas. Está representado no MARCO Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul, Museu de Arte de Blumenau, Universidade do Sul Catarinense e Imago Mundi/Luciano Benetton Collection.

Serviço
Abertura da 5ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 5 de novembro

Horários:

19h: conversa com os artistas

20h: abertura da exposição com declamação de poesias, apresentação musical pela Orquestra de Cordas do Vale e a exposição "Engobes-nove", do Grupo Barbotina

Visitação: até 10 de fevereiro de 2016. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176

Entrada franca


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl