Pular para o conteúdo principal

Exposições reforçam Mês da Consciência Negra


Evento na Fundação Cultural de Blumenau lançou oficialmente, na noite de quinta-feira, dia 19 de novembro, as celebrações do 13º Mês da Consciência Negra. O evento contou com a abertura simultânea de duas exposições fotográficas: Negra Blumenau, no Mausoléu Dr. Blumenau, de autoria de Magali Moser e Rafaela Martins; e Religiões de Matrizes Africanas de Blumenau, no Espaço Alternativo, apresentada por Jucemar Rodrigo Scheneider. Interessados podem visitar as duas mostras até o dia 29 de novembro. A entrada é franca.

A programação da noite também contou com a apresentação de trabalhos produzidos pelos alunos da Escola Barão, referentes ao projeto que envolveu nove disciplinas e mais de 100 alunos. As atividades programadas oferecem elementos para reflexões sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A iniciativa permite uma análise sobre a situação atual do negro no Brasil, as questões de racismo, preconceitos e violência, e a necessidade de se manter cada vez mais fortalecidas as programações relativas à data.    

O 13º Mês da Consciência Negra de Blumenau é um projeto patrocinado pelo Prêmio Catarinense de Arte e Cultura Negra e Indígena e desenvolvido com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2014, Fundação Catarinense de Cultura, com o apoio da Fundação Cultural de Blumenau, Seterb e Movimento de Consciência Negra de Blumenau Cisne Negro, que tem como proponente Lenilso Silva - coordenador do Movimento de Consciência Negra de Blumenau Cisne Negro.

Saiba mais
Exposição Fotográfica Negra Blumenau

Expositoras: Magali Moser e Rafaela Martins

Local: Mausoléu Dr. Blumenau

Visitação: até 29 de novembro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h,

Exposição Religiões de Matrizes Africanas de Blumenau

Expositor: Jucemar Rodrigo Scheneider

Local: Espaço Alternativo (Fundação Cultural de Blumenau)

Visitação: até 29 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 16h

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl