Pular para o conteúdo principal

MAB e Bluap promovem oficina com André de Miranda


O Museu de Arte de Blumenau (MAB) e a Associação de Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveram em parceria, nos dias 6, 7 e 8 de novembro, encontro e oficina com o premiado gravador, pintor, desenhista e artista educador André de Miranda. “A procura para participar dessas atividades foi grande, pelos temas abordados, mas principalmente pela oportunidade de contar com a presença de André de Miranda”, comentou a gerente do MAB, Mia Ávila.
As atividades foram prestigiadas pelos artistas Dulce Paladini, Lilian Martins, Lucienne Sprung, Maristela Silveira, Rosina de Franceschi. Waleska Curtipassi foi a feliz ganhadora de uma obra que o artista gentilmente sorteou entre os participantes.
O encontro “Construindo o desenho através do olhar contemporâneo” teve como intenção permitir a análise e a compreensão de como ocorre a mediação entre a linha e o espaço, em diálogo permanente do olhar, considerando que o desenho não é a forma, mas a maneira de ver a forma. A ação permitiu noções sobre o gestual no desenho contemporâneo, exercício de observação e desenho como leitura do mundo,
A Oficina Xilogravura – Xilogravando estabeleceu ações que possibilitaram ao público participante entender e praticar os procedimentos da xilogravura desde sua invenção por volta do século IX até os dias atuais como linguagem da contemporaneidade. Foram demonstrados todos os procedimentos técnicos da xilogravura, uso e conservação dos materiais, e pequeno histórico da xilogravura no Brasil.
Obras de André de Miranda integram a Exposição Paisagem Fragmentada, que teve abertura no dia 5 de novembro no MAB. A visitação pode ser feita até o dia 10 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl