Pular para o conteúdo principal

MAB expõe trabalhos de artista belga


A exposição Contracenando, da artista belga Marie-Ange Giaquinto, pode ser visitada no Museu de Arte de Blumenau (MAB) até 10 de fevereiro. A artista trouxe para a 5ª Temporada de Exposições uma mostra de pinturas que retratam silhuetas de pessoas em cenas, cujas expressões corporais traduzem situações diversas. Os temas representados são do próprio ciclo da vida e de sua contemplação, nos relacionamentos em dupla ou grupo. O objetivo é que o público contracene com essas imagens através dos sentimentos que elas possam transmitir num suposto diálogo mudo.

Marie-Ange Giaquinto nasceu em Bruxelas, Bélgica, mas atualmente trabalha em São Paulo. Em seu currículo artístico apresenta desde 1983 exposições individuais e coletivas no Brasil e Exterior. Sua exposição é composta por 20 pinturas em acrílico sobre tela, expostas com correntes de alumínio. O traçado deixado pelas correntes na parede pode variar de curvo, reto ou angular e desencadeia um elo entre as imagens intituladas Cena1, Cena 2, Cena 3 etc. Quando as correntes projetam o formato de um chassi sugerem na imprecisa moldura a imaterialidade do quadro em expansão.

O desenho das figuras é representado por um contorno difuso, às vezes com uma expressiva dramaticidade teatral que se mescla na penumbra cromática. As cores mudam de tonalidade conforme o movimento do observador e pela luz que nelas incide devido à sobreposição das finas camadas de tinta.

Serviço:

5ª Temporada de Exposições do MAB

Visitação: até 10 de fevereiro de 2016. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176

Entrada franca

Site: http://museudeartedeblumenau.blogspot.com.br

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl