quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

MAB anuncia a 1ª Temporada de Exposições do ano

A 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) deste ano tem sua abertura marcada para o dia 3 de março, às 19h, na Fundação Cultural de Blumenau. O evento de estreia reúne obras de quatro artistas, que com suas pinturas, objetos e instalações trazem à tona pensamentos iluminados e inspirações que buscam compreender e refletir sobre o que pode estar no âmago das coisas e das pessoas. A programação festiva de abertura tem entrada franca, assim como as visitas que podem ser feitas até 17 de abril.

A artista visual Clara Fernandes, em Epifânicas, apresenta obras nas quais utiliza elementos da flora nativa, suportes de metal, madeira e seda, predominando um sentido de verticalidade, leveza e flutuação. Seu trabalho permite que uma presença divinal ou proximidade celeste se insinue. Maria Selenir (Sela), em Mater’s, exalta a natureza, o sentido do sagrado. Utilizando pigmentos de terra, propõe aproximação com o ambiente, uma relação amistosa e viva com a terra.

Em Mutatis, Nilva Rossi cria obras tendo como elemento principal a água, fundamental para a manutenção da vida na Terra, com significados de cura, renovação, purificação.

Completando a temporada, o MAB apresenta parte de seu acervo, trazendo obras de Tadeu Bittencourt que na fase da pintura revela um mundo imaginário, mergulhado nas profundezas da água, na leveza do ar, na força da terra e do fogo. Na fase "Cornucópias", desafia o peso no espaço. “Através do símbolo da fertilidade, seu interior pode representar a generosidade da terra fértil, o sagrado feminino, mas também sua ponta pode indicar o destino, ação versus reação, colhemos o que plantamos”, explica a gerente do museu Mia Ávila.

A abertura da temporada contará com a tradicional conversa com os artistas e declamações de poemas por representantes da Sociedade Escritores Blumenau (SEB). Durante o evento, o Grupo Barbotina apresentará no Espaço Alternativo da Fundação Cultural a exposição "Engobes-nove". Estão previstos os lançamentos dos livros Arte na Escola, de autoria de Maria Teresinha Heimann, e Atitudes Pessoais de Cura, de Luiz Azevedo, além de muita música. O MAB recebe visitas de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita.

Serviço

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB 

Data: 3 de março, quinta-feira

Horários:

19h: conversa com os artistas

20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamações de poesias, apresentação musical e a exposição "Engobes-nove" do Grupo Barbotina

Visitação: até 17 de abril. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 


Nenhum comentário: