Pular para o conteúdo principal

Grupo Barbotina homenageia as mulheres

As flores elaboradas em cerâmica pelo Grupo Barbotina transitam pelos jardins que marcam a história de Blumenau. Depois de uma breve permanência no jardim do Mausoléu Dr. Blumenau, as obras de arte estão agora em frente ao busto de Edith Gaertner, entre a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e o Museu da Família Colonial. Trata-se de uma homenagem do grupo para as mulheres.

O grupo composto por Beliria Boni, Cema Raizer, Ester Renaux, Maria Goretti Casas, Maristela Silveira, Mia Avila, Mila Cambraia, Pakawon T. Martin e Sueli Freygang reúne-se todas as segundas-feiras na Fundação Cultural de Blumenau para pesquisar e experimentar técnicas e procedimentos em cerâmica. Os resultados desses trabalhos podem ser conferidos na FCB no jardim em frente ao Museu da Família Colonial e no Espaço Alternativo, onde está a exposição Engobes-nove, aberta à visitação até 11 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é franca.


A homenageada Edith Gaertner era uma mulher à frente de seu tempo. Nascida em 22 de março de 1882, era sobrinha-neta do químico e filósofo Hermann Bruno Otto Blumenau, fundador da cidade. Com temperamento independente, aos 20 anos viajou sozinha para Buenos Aires. Seu grande sonho era o teatro e na Argentina conheceu sua musa inspiradora, a atriz Elenora Duse.

Pós-guerra

Edith foi para a Alemanha, onde cursou a Academia de Arte Dramática em Berlim. Percorreu as principais cidades europeias e atuou em renomados palcos de teatro, com peças de Goethe, Schiller, Moliére e Shakespeare. Com a doença dos irmãos solteiros, Edith teve que retornar a Blumenau em 1924 e abandonou a carreira artística.

A atriz voltou à Alemanha somente em 1928 e permaneceu por lá por mais de um ano. Naquela época a Alemanha vivia os efeitos do pós-Primeira Guerra Mundial. Quando retornou ao Brasil, modificou radicalmente seus hábitos e estilo de vida. Do constante e assíduo contato com o público, preferiu refugiar-se no silêncio de sua propriedade, entre livros, animais e o verde do parque nos fundos da casa e foi assim até o final de sua vida. Após o falecimento de Dona Edith, em 1967, sua casa construída em 1864 e o parque localizado nos fundos foram doados ao município.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl