Pular para o conteúdo principal

MAB promove palestra sobre autismo

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) estabeleceu parceria com o Centro Dynamis para oferecer ao público, no dia 31 de março, uma palestra sobre transtorno do espectro autista com o especialista Miguel Higuera Cancino. Outra atividade prevista é a abertura da Exposição Olhar Azul, que reúne fotografias feitas por crianças com autismo. A mostra fica aberta à visitação pública até 10 de abril. As duas ações foram planejadas para marcar a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril.


A palestra "Transtorno do espectro autista na comunidade escolar" - estratégias básicas e práticas para compreender e incluir diversos graus de autismo no ambiente escolar, proferida pelo Coacher Comunicacional do Centro Clínico e de Capacitação Dynamis Brasil Miguel Higuera Cancino, será no dia 31 de março, às 19h, no Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro). O evento é direcionado a educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, profissionais da área, pais, alunos e público em geral. O número de vagas é limitado e as inscrições com taxa simbólica de R$ 10 deverão ser feitas pelo e-mail palestraautismo@gmail.com. Será fornecida certificação de participação.

Em complemento, nessa mesma data será aberta, na Sala 30 da Fundação Cultural de Blumenau, a exposição Um Olhar Azul, composta por fotografias e autorretratos feitos por crianças com autismo. A mostra também contempla textos e depoimentos das famílias, para mostrar aspectos interessantes do convívio com o autismo e do como às vezes a dor inicial do diagnóstico pode dar lugar a uma forma diferente e enriquecedora de olhar o mundo através dos olhos dos nossos filhos diferentes. A visitação poderá ser feita até o dia 10 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.

É o terceiro ano que o MAB estabelece parceria com o Centro Dynamis para promover ações para celebrar e promover a conscientização sobre o autismo. Nas palestras que aconteceram nos anos de 2014 e 2015, todas as vagas foram preenchidas, tendo como público alvo profissionais de saúde, da rede de ensino público e privado, representantes de secretarias de Educação dos municípios, pais de portadores de autismo e comunidade em geral, provenientes principalmente de Blumenau, Timbó, Indaial, Gaspar, Pomerode e Itapema.

Entender o autismo, compreender que o aluno autista processa as informações de maneira diferente, tem resistência às mudanças, sensibilidade ao barulho, entre outras especificidades e necessidades, requer adaptações na rotina escolar e envolvimento em projeto de inclusão, no qual as diferenças devem ser respeitadas e utilizadas em prol da aprendizagem.

A Lei 12.764 de 27 de dezembro de 2012 institui a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Em seu artigo 3º, IV, garante o acesso da criança autista à educação e ao ensino profissionalizante. A escola precisa se preparar não só para garantir o acesso, mas também a permanência do aluno autista.

A lei
O ingresso de uma criança autista em escola regular é um direito garantido por lei, como aponta o capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que trata sobre a Educação Especial. A redação diz que ela deve atender a efetiva integração do estudante à vida em sociedade. Além da LDB, a Constituição Federal, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Estatuto da Criança e do Adolescente e o Plano Viver sem Limites (Decreto 7.61/11) também asseguram o acesso à escola regular.
 
Serviço

O que: Palestra Transtorno do espectro autismo na Comunidade Escolar
Quando: 31 de março, às 19h
Onde: Auditório Carlos Jardim - Fundação Cultural de Blumenau
Taxa de inscrição: R$ 10
Vagas limitadas
Inscrições e informações adicionais: E-mail palestraautismo@gmail.com
Telefones: (47) 3232-7278, 9707-3000 e 9963-1084


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl