Pular para o conteúdo principal

Noite de abertura de exposições terá lançamento de livros

Está chegando a grande noite. A abertura da 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), quinta-feira, dia 3 de março, contará com uma noite multicultural aberta ao público da região. Além das exposições Epifânicas, de Clara Fernandes, Mater’s, de Sela, Mutatis, de Nilva Rossi, e de obras do acervo do MAB produzidas pelo artista Tadeu Bittencourt, o evento tem na programação a conversa com os artistas, lançamento de livros, declamações de poemas e as apresentações do Grupo Barbotina e show musical. Tudo isso na Fundação Cultural (Rua XV de Novembro, 161, Centro), às 19h, com entrada franca.


O livro Arte na Escola - Desafios na Arte Educação, de Maria Teresinha Heimann (Blumenau, 2015 – Nova Letra – Gráfica e Editora) é mais do que um tratado pedagógico ou um manual de técnicas destinado ao ensino de arte às crianças e adolescentes. O livro oferece ao leitor a possibilidade de reflexão a respeito da arte em si e da capacidade de olhar e interpretar o mundo.

Nesse trabalho, a autora mostra que o refinamento da percepção e da sensibilidade decorre de uma formação estética, do despertar de um processo perceptivo para o qual o ensino da arte tem importância basilar. Além disso, a compreensão da arte e a realização de trabalhos artísticos na escola podem ser instrumentos acessórios úteis para o entendimento de outras matérias curriculares, seja na área das ciências exatas (Matemática, Física e Geometria) ou Humanas (História, Literatura e Filosofia).

De forma bastante objetiva e simples, Teresinha Heimann leva o leitor a concluir que a cadeira de Arte não deve ser vista como a tentativa de transformar alunos em artistas mirins, mas fazer com que despertem para perceber novos valores capazes de enriquecer espíritos, vivências e existências, através, apenas, de um olhar mais atento e profundo às cores e formas que se apresentam no cotidiano.

As considerações da autora a propósito do ensino de Arte deixam claro que ao se lapidar a sensibilidade da criança e do adolescente, acendendo-lhes as chamas da intuição, do intelecto e da razão, caminha-se para a construção de um ser humano mais preparado não apenas para o desenvolvimento acadêmico e profissional, mas principalmente para o convívio em sociedade e o exercício da cidadania.

Atenção à saúde

A obra Atitudes Pessoais de Cura, de Luiz Azevedo, é um livro fascinante e revolucionário que dará ao leitor a confiança e as informações necessárias para que possa participar das transformações na área da saúde que estão ocorrendo em todo o mundo. Seu principal objetivo é melhorar de imediato a qualidade de vida das pessoas. Apresentar caminhos que levam a saúde e a cura a partir da tomada de consciência, da mudança de conceitos pessoais e adoção de atitudes em relação a si mesmo, aos outros e ao mundo. Escrito de modo direto, objetivo e envolvente, ele brinda os leitores com a simplicidade e relevância dos cuidados pessoais.

As mudanças mais importantes começam quando as pessoas conseguem alterar suas próprias percepções em relação a cada aspecto essencial de suas vidas. Assim, as Atitudes Pessoais de Cura são decisões e atitudes individuais específicas para a melhora significativa do estado de saúde e bem-estar geral do indivíduo, que muitas vezes se apresentam como soluções simples.

Serviço

1ª Temporada de Exposições do MAB
Abertura: quinta-feira, dia 3 de março
19h: conversa com os artistas
20h: abertura oficial
Apresentações artísticas:
Exposição Engobes-nove – Grupo Barbotina
Declamação de poemas pelos representantes da Sociedade Escritores Blumenau
Lançamento dos livros:
Arte na Escola de autoria de Maria Teresinha Heimann
Atitudes Pessoais de Cura de autoria de Luiz Azevedo.
Apresentação musical
Visitação às exposições: até 17 de abril. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl