Pular para o conteúdo principal

Costa Pereira é atração no Museu de Arte

“Bichos, acordes e outras superfícies” é o nome da exposição do professor de pintura Luciano Costa Pereira que poderá ser vista a partir da noite desta quinta-feira, 5 de maio, com a abertura oficial da 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). O modo de operação do artista paulista radicado em Joinville materializa-se em formatos e suportes variados que exploram indistintamente o desenho, a colagem e a pintura. As composições com recortes, as interferências em livros ou os álbuns de acordes cromáticos pintados por ele têm valores estéticos suficientes como obras autônomas que mantêm relação poética rica e complexa.


Com a curadoria do jornalista e crítico de arte Gleber Pieniz, a exposição de Costa Pereira reforça as funções essenciais da superfície, da linha e da cor no desenho, na pintura e na colagem e conduz os produtos dessas linguagens a uma zona neutra entre a figura e a abstração, lugar de uma experiência visual plana e integral, onde a imagem do conjunto é tão ou mais fascinante quanto a imagem dos detalhes e dá acesso ao universo de temas aos quais o artista faz referência – a história da arte, a azulejaria portuguesa, a iconografia científica, a memória familiar e a cultura pop contemporânea, entre outros.

Em família

Artista visual e professor de pintura na Casa da Cultura de Joinville, Costa Pereira é formado em Design com especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades. Natural de Mogi Mirim (SP), e radicado em Joinville, aprendeu com o pai o necessário para iniciar-se no mundo das artes e vem aprimorando esse conhecimento em cursos e oficinas com outros artistas e curadores. Sua trajetória profissional intercala exposições individuais e coletivas com a atuação docente e com a gestão de instituições como o Museu de Arte, a Galeria Municipal Victor Kursancew e mesmo o Sistema de Incentivo à Cultura de Joinville (Simdec).

A exposição de Costa Pereira e outras seis podem ser conferidas na 2ª Temporada de Exposições do MAB – ano 2016, que tem abertura marcada para a quinta-feira, às 19h, com a tradicional conversa com os artistas. A noite contará ainda com declamações de poemas por Márgara Hadlich e Val Pergee, representantes da Sociedade Escritores Blumenau (SEB) e apresentação musical pelo OCTET da Banda Municipal de Blumenau.

Serviço

Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 5 de maio

Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB, declamação de poesias, apresentações do Grupo Barbotina e musical
Visitação: até 19 de junho. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl