Pular para o conteúdo principal

Ivan Schulze brinca com fotos em preto e branco

Na noite desta quinta-feira, 5 de maio, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) apresenta os trabalhos selecionados para 2ª Temporada de Exposições de 2016. Obras de sete artistas podem ser vistas pelo público a partir das 19h, quando ocorre a tradicional conversa com os autores nas salas expositivas da Fundação Cultural de Blumenau. A noite festiva ainda terá declamações de poemas por Márgara Hadlich e Val Pergee, representantes da Sociedade Escritores Blumenau (SEB), exposição do Grupo Barbotina no Espaço Alternativo e apresentação musical pelo OCTET da Banda Municipal de Blumenau. A entrada é franca.


A mostra "O preto é o branco e o branco é o preto", de Ivan Schulze, pretende promover reflexão sobre o condicionamento da visão humana, os novos meios de pensar a arte, a fotografia e a leitura de imagem. As fotos foram feitas com os tons de cinza invertidos, e podem ser vistas ou "reveladas" com auxílio de um celular, no modo fotografia, com efeito que inverte os tons, conhecido como "efeito negativo" ou Raio X. "Se tudo que víssemos estivesse invertido, o preto seria o branco e o branco seria o preto, o cinza ficaria com inveja por não ser tão extremo, mas se diferenciaria do seu tom, tudo provaria que o que vimos não é realmente o que vimos, e sim o que entendermos ter visto", projeta o autor. "A ilusão de óptica não existiria se o olho humano apenas registrasse as imagens e armazenasse em nossa memória. Precisamos reagir ao que vimos, e a reação depende diretamente do entendimento, cultura e experiência de vida." 

Ivan Schulze nasceu em 1983 em Blumenau. Iniciou na fotografia em 2003 como impressor. Participou de exposições coletivas e individuais, projetos fotográficos destinados às fundações culturais, empresas privadas e museus. Administra oficinas e cursos sobre Arte Fotográfica e Fotograma. Entre as principais exposições e projetos, estão Espaço Sonho, Mostra Fotográfica - Art Fair Europe, em Hannover, na Alemanha, em 2009, e o lançamento do livro Passageiro e Motorista, projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura em 2010. 

Saiba Mais

Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 5 de maio 

Horários:

19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB, declamação de poesias, apresentações do Grupo Barbotina e musical
Visitação: até 19 de junho. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl