Pular para o conteúdo principal

MAB faz homenagem a Juarez Porto e Élio Hahnemann

Obras do acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que serão expostas na Galeria do Papel, ressaltam a forte expressão no desenho dos artistas Élio Hahnemann e Juarez Porto. O lançamento festivo da 2ª Temporada de Exposições será no dia 5 de maio, às 19h, na Fundação Cultural de Blumenau. O evento com entrada franca ainda apresenta as obras dos artistas Costa Pereira (Joinville), Diego de Los Campos (Florianópolis), Élcio Miazaki (São Paulo), Ivan Schulze (Blumenau), Karina Walter (Taubaté) e Magali Robaina (Curitiba).

O blumenauense Élio Hahnemann, conforme conta sua mãe, dona Regina, tinha apenas 8 anos de idade quando começou a pintar. Dona Regina guarda até hoje as duas primeiras gravuras feitas pelo filho. Em seus 30 anos de atividades artísticas, participou de diversos cursos de aperfeiçoamento, ressaltando-se as valorosas orientações de Reinaldo Manske. Seus temas predominantes eram paisagens, florais, natureza morta e casarios. No desenho utilizava-se do grafite e crayon.

O gaúcho Juarez Porto nasceu em Porto Alegre. Dividia-se entre as artes plásticas e a carreira de jornalista, escritor e promotor cultural. Sempre esteve ligado a atividades no meio artístico e intelectual. Além de sua própria experiência de desenhista e pintor, coordenou a organização de mostras de arte, exposições temáticas de resgates históricos, festivais de música e atuou em teatro como ator e diretor, assim como escreveu roteiros para cinema e para shows, além de uma expressiva produção literária.

Sua carreira jornalística prevaleceu durante bom tempo sobre o desenho e a pintura, e só ao transferir-se para Blumenau, em 1993, passou a desenvolver uma atividade artística mais regular, ora mostrando sua produção em bico-de-pena, ora em técnica mista. Sua temática tendia sempre a se inspirar em detalhes de elementos da natureza, recantos urbanos e casarios da região do Vale do Itajaí. Para ele, tratava-se de uma fonte inesgotável de inspiração. Através de um traço inquieto, recriava o que via, revelando inesperadas formas e visões de cenários cotidianos, despercebidos pela maioria.

Essa e seis outras exposições podem ser conferidas na abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB – ano 2016, marcada para a quinta-feira, 5 de maio, com a tradicional conversa com os artistas iniciando às 19h. A noite contará ainda com declamação de poemas por Márgara Hadlich e Val Pergee, representantes da Sociedade Escritores Blumenau (SEB) e apresentação musical do OCTET da Banda Municipal de Blumenau.

Serviço

Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 5 de maio

Horários:

19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB, declamação de poesias, apresentações do Grupo Barbotina e musical
Visitação: até 19 de junho. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl