Pular para o conteúdo principal

Magali Robaina expõe 'traços e laços' no Museu de Arte de Blumenau

A concepção dos trabalhos que a artista Magali Robaina traz de Curitiba (PR) para a 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) tem início em um processo abstrato, com muitas cores e traços dando unidade ao conjunto. Razão pela qual essa fase recebe o nome de “traços”. Em cada obra, os espectadores visualizam inúmeras figuras, apesar de elas não terem ainda sido criadas concretamente. O lançamento festivo da temporada será no dia 5 de maio, às 19h, na Fundação Cultural de Blumenau. O evento com entrada franca ainda apresenta as obras dos artistas Costa Pereira (Joinville), Diego de Los Campos (Florianópolis), Élcio Miazaki (São Paulo), Ivan Schulze (Blumenau) e Karina Walter (Taubaté), além de obras do acervo do MAB, desta vez homenageando Juarez Porto e Élio Hahnemann.

Segundo Magali, as figuras de sua obra foram se materializando no meio de formas, linhas e cores, cada qual com a sua personalidade e seu traço distinto. Os trabalhos apresentados foram produzidos em acrílico sobre tela. No emaranhado das linhas que unem, embaraçam e definem formas, surgem rostos, com sentimentos no olhar e emoções nas cores, que determinam o sentimento final de uma trajetória, de uma vivência, de uma experiência, que remetem aos momentos vividos em família, aos rostos conhecidos que povoam memórias. “Na representação destes traços, está a essência das afeições que entrelaçam as pessoas e formam laços que atam e unem indivíduos por toda uma vida. E aí está o título traços e laços de família”, observa a gerente do MAB, Mia Avila.

Individuais e coletivas

Magali Tieppo Robaina é natural de Curitiba, onde vive e trabalha. Possui formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná. Frequentou atelier de pintura do Museu Alfredo Andersen, tendo como orientadores Dalva Lobo, Ronald Simon, Denise Wendler e Luiz Lavalle e desde 2013 frequenta o atelier de Arte Edílson Viriato. Participou de várias exposições individuais e coletivas e foi selecionada nos salões de Arte de Vinhedo (SP), em 2013, e no de Belas Artes de Ponta Grossa, em 2014.

A exposição de Magali e outras sete podem ser conferidas na 2ª Temporada de Exposições do MAB – ano 2016, que tem abertura marcada para a quinta-feira, 5 de maio, com a tradicional conversa com os artistas iniciando às 19h. A noite contará ainda com declamação de poemas por Márgara Hadlich e Val Pergee, representantes da Sociedade Escritores Blumenau (SEB) e apresentação musical pelo OCTET da Banda Municipal de Blumenau.


Serviço

Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, dia 5 de maio

Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB, declamação de poesias, apresentações do Grupo Barbotina e musical
Visitação: até 19 de junho. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl