Pular para o conteúdo principal

Artista de Curitiba expõe no Museu de Arte de Blumenau até 17 de fevereiro



A exposição “Composição” de Marinice Costa traz para o Museu de Arte de Blumenau (MAB) um conjunto de obras, nas quais a pesquisa é uma das diretrizes principais e a racionalidade é a matéria-prima. O espaço esta aberto para visitação até o dia 17 de fevereiro do ano que vem. O MAB funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, e a entrada é franca. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-6176.
A artista busca suscitar reflexões sobre a potencialidade da arte, principalmente da pintura. Procura ampliá-la e renová-la no espaço e no tempo. Cada obra contém um conjunto de elementos que formam uma unidade. O conjunto destas obras conforma o espaço expositivo proposto por ela como uma grande composição, supondo uma ruptura do equilíbrio estático das mesmas.
Marinice procura obter a saturação das cores com sobreposições de camadas fluídas com formas bem determinadas. Cores estas que são minuciosamente selecionadas sempre buscando um contraponto, um contraste, um retorno, um eco. “Calculo o espaço, a composição, a cor, a forma, cada quadro é uma maneira diferente de chegar ao resultado, dados isolados que ganham força na compulsão pelo fazer, resumidas na precisão da linha, do plano, do espaço, numa reverência a precisão da vida”, comenta.
A artista natural de Curitiba é Engenharia Civil e Bacharel em Pintura e Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), com especialização em Museologia pela mesma instituição. Faz parte do Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato (Cacev) e do Grupo Arte 725. Tem no currículo exposições individuais e coletivas, tendo participado de Salões de Arte, mostras nacionais e internacionais. “Marinice Costa é uma artista plástoca que vive a experiência de se equilibrar entre a intuição artística e o trabalho intelectual que a pesquisa exige”, comenta o mestre em Filosofia e Especialista em História da Arte, ensaísta e artista plástico, João Coviello. “A artista avança entre trabalhos geométricos, e a procura pela exatidão da composição entre as múltiplas possibilidades da abstração. As marcas de seu trabalho são visíveis e a mão da artista busca um objetivo ético: elas querem mostrar um fazer especial, que é diferente de qualquer outra atividade. Por isso a arte é uma forma de conhecimento especial. Assim, Marinice constroi seu trabalho de forma criteriosa, mas também sem esquecer o prazer estético.”
Serviço
5ª Temporada de Exposições no MAB
Visitas: até 17 de fevereiro de 2017. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada franca

As exposições
Possibilidades e limitações aprofundadas em condições do cotidiano, do artista Edilson Viriato (Curitiba/PR)
O que te move?, da artista Elisângela Justino (Curitiba/PR)
Signos, da artista Giovana Hultmann (Curitiba/PR)
Composição, da artista Marinice Costa (Curitiba/PR)
Reinvenção de Trajetórias entre Signos, da artista Ropre (Uberlândia/MG)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl