Pular para o conteúdo principal

Exposição "O que te move?" desafia as normas do mundo racional


O Museu de Arte de Blumenau (MAB) está com a 5ª temporada de Exposições do ano em andamento. Uma das atrações é exposição “O que te move?”, da artista plástica paranaense Elisangela Justino Strasser. Esta mostra permanece no museu para visitação até 17 de fevereiro de 2017. A entrada é franca de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381-6176.
As séries que formam o conjunto da exposição “O que te move?” fazem alusão a um mundo imaginário e não têm a intenção de obedecer às normas do mundo racional. As obras desafiam a lógica, entretanto é sobre o pensamento relativo a elas que a artista convida o público a reflexão, a compor paralelos e os confrontar com a sua realidade individual. Aborda questões do Eu, do comportamento humano e do pensamento.
A exposição conta com instalações, desenhos e pinturas figurativas, fazendo uso de técnicas mistas, com materiais e tamanhos diversos. Nas pinturas e colagens a artista usa a imagem de uma manequim vestindo um babydollvermelho como personagem. A figura (ou parte dela), presente na maioria das obras, está sempre na mesma posição, sentada de maneira contemplativa.
Nas instalações são utilizados diferentes materiais, como vidros, linhas de pesca, anzóis, alfinetes, negativos de filmes fotográficos, espelhos, bússolas, lupas, lanternas, luzes, entre outros. A combinação inusitada destes materiais permitem significado e plasticidade às obras. As luzes produzem sombras, os objetos simulam as misturas, as experiências e as relações. Os textos nas paredes fornecem pistas.

A artista
Elisangela Justino Strasser vive e trabalha em seu atelier na Cidade de Curitiba (PR). É formada em Administração de Empresas (UFSC) e em Artes pela Escola Panamericana de Artes e Design, São Paulo. Possui curso em Teoria e Prática da Cor – Ciência, história e arte, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).  Desenvolveu estudos no curso de Laboratório de Criação Artística Tridimensional na Faculdade de Artes do Paraná (FAP). A artista faz parte do Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato e é integrante do Grupo de Arte 725.

Serviço
5ª Temporada de Exposições no MAB
Visitas: até 17 de fevereiro de 2017. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada franca

As exposições do MAB
Possibilidades e limitações aprofundadas em condições do cotidiano, do artista Edilson Viriato (Curitiba/PR)
O que te move?, da artista Elisângela Justino (Curitiba/PR)
Signos, da artista Giovana Hultmann (Curitiba/PR)
Composição, da artista Marinice Costa (Curitiba/PR)
Reinvenção de Trajetórias entre Signos, da artista Ropre (Uberlândia/MG)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl