Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte de Blumenau abre para visitação noturna



Na noite de quinta-feira, dia 17 de novembro, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu as salas expositivas para receber 36 alunos do Curso Superior de Design de Moda e Gráfico da Univali, que vieram acompanhados do professor Renato Riffel. Os visitantes foram recepcionados na Sala Especial pela gerente do museu, Mia Ávila. Riffel agenda visitas semestrais dos alunos desde 2012 e utiliza como fonte de pesquisa as atividades do museu (divulgadas no site da Fundação Cultural de Blumenau e no Blog do MAB).
O professor abordou temas inicialmente tratados em sala de aula sobre arte contemporânea, as questões e reflexões que ela suscita. Após a visita, os alunos foram orientados a eleger uma obra para discussão em sala de aula. Os acadêmicos visitaram as exposições O que te move, de Elisangela Justino, Signos, de Giovana Hultimann, Possibilidades e limitações aprofundadas em condições do cotidiano, de Edilson Viriato, Composição, de Marinice Costa, e Reinvenção de Trajetórias entre Signos, de Ropre.
Para Mia Ávila, o estabelecimento desse vínculo de confiança entre o professor e o museu, favorece a experiência estética dos alunos visitantes. “A observação das obras, a curadoria e a expografia propiciam questionamentos que estabelecem relações com os temas tratados em sala de aula”, comenta.

Saiba mais
5ª Temporada de Exposições no MAB
Visitas: até 17 de fevereiro de 2017. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: agendamentos pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada franca

As exposições do MAB
- Possibilidades e limitações aprofundadas em condições do cotidiano, do artista Edilson Viriato (Curitiba/PR)
- O que te move?, da artista Elisângela Justino (Curitiba/PR)
- Signos, da artista Giovana Hultmann (Curitiba/PR)
- Composição, da artista Marinice Costa (Curitiba/PR)
- Reinvenção de Trajetórias entre Signos, da artista Ropre (Uberlândia/MG)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl