Pular para o conteúdo principal

MAB abre temporada de exposições no dia 9 de março


A abertura festiva da 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) será no dia 9 de março, às 19h, com entrada franca. A primeira edição deste ano reúne obras de três artistas que, por meio da fotografia, tapeçaria, objetos e instalações, convidam o público conhecer suas obras. A visitação às exposições poderá ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.
Um dos artistas selecionados para a mostra, Fábio Salun (de Joinville) subverte a noção convencional de fotografar a cidade como registro, para pensá-la numa perspectiva mais conceitual. O olhar dele pousa sobre os detalhes que se desdobram em formas imponentes e elegantes, mas silenciosas. Os trabalhos apresentados na exposição "Dobras e Dobramentos: ensaios visuais sobre a arquitetura de Joinville", incitam a mergulhar na fronteira entre elementos mínimos e os limites da forma com o espaço interno.
Em outra sala do MAB, Elke Hülse (Criciúma) utiliza-se da tapeçaria, seleciona materiais, técnicas e resoluções de espaços no conjunto de cada obra. Cada peça conta uma história e interligadas parecem se tocar não só pelo tato, mas também pelo olhar, dando nome à exposição “Kinder Glauben”, que pode ser traduzido como “crença infantil”.
Completando a seleção da 1ª Temporada, o MAB traz de Valinhos (SP), o artista Genivaldo Amorim com a instalação “Como nascem os bichos”, que conta com várias peças feitas com tecido pintado, recortado, costurado, preenchidos com espumas, envolvidos por estrutura de arame, suspensos no ar. “São formas que lembram alguma espécie de ser orgânico, um bicho, dando a impressão de que flutuam no ar e convidam a refletir sobre ambientes controlados ou não”, destaca a gerente do Museu de Arte, Mia Ávila.
A abertura da temporada será em uma noite multicultural que proporcionará ao público uma conversa com os artistas, contará com os lançamentos dos livros "Assim na Terra – Arte Sacra em Santa Catarina", de autoria de Daniel Curtipassi, e "2050 d.C. – Prosperidade Sem Crescimento –, e sem Propriedade", de Klaus H.G. Rehfeldt. A noite será abrilhantada por poetas e escritores representantes da Sociedade Escritores Blumenau (SEB), além das músicas executadas pela Banda Municipal de Blumenau.

Serviço
Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB
Data: 9 de março, quinta-feira
Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamações de poesias e apresentação musical
Visitação: até 16 de abril. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada franca

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl