Pular para o conteúdo principal

Escritor Klaus Rehfeldt faz palestra gratuita na FCBlu


O autor alemão Klaus Rehfedl ministra, na próxima semana, uma palestra grauita no Salão Edith Gaertner da Fundação Cultural de Blumenau. O evento está marcado para as 19h, no  Salão Edith Gaertner da Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro) e terá entrada grauita. O tema do encontro será 2050 d.C. - Um Momento Demográfico Decisivo e Suas Consequências, baseado no livro que ele lançou recentemente.
Klaus H.G.Rehfeldt nasceu na Alemanha em 1935, de onde imigrou para o Brasil em 1953. Aqui, completou os estudos e se formou em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná. Durante mais de 30 anos trabalhou em vários ramos econômicos, atuando por muitos anos em gerências administrativas e de produção em empresas industriais e de prestação de serviços.
Em decorrência de experiências próprias vividas no passado, dedicou-se, depois da aposentadoria, à consultoria empresarial em prevenção de dependências químicas, do que resultou a publicação de várias publicações: Álcool e Trabalho", EPU, 1989; "Ele (ou ela) é Alcoólatra - O que Fazer?", Ed. Lunardelli, 1995; e "Drogas"; (coleção de 12 + 1 cadernos), Ed. ECO, 2006; "Eu Gosto de Mim!", Ed. própria, 2006; "Onde Erramos?", EPU, 2009.
Em 1997, formou-se em Serviço Social pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), resultando daí sua busca por novas dimensões para o serviço social em empresas. Começou a se dedicar ao estudo e desenvolvimento da Competência Social, assunto explanado no livro "Competência Social - no Trabalho do Futuro e no Futuro do Trabalhador", editado pela Editora da Furb.
Sobre o tema que irá abordar, Klaus entende que o planeta está se aproximando de um fenômeno inusitado: a inflexão da curva da dinâmica demográfica. “Trata-se de uma realidade, de âmbito mundial, mas com ocorrência em momentos distintos nas diversas regiões e países do mundo, e plenamente conhecida pelos institutos demográficos”, salienta. “Com data prevista para no Brasil por volta de 2030, alguns países já estão vivendo um crescimento populacional negativo e começam a experimentar suas consequências. Quais projeções, e não previsões, sérias e fundamentadas se apresentam nos vários aspectos de vida como a família, a economia, a administração pública, a vida urbana e meio ambiente? Veremos algumas respostas”.

Serviço

Palestrante: Klaus H. G. Rehfeldt
Data: 30 de março, às 19h
Local: Fundação Cultural de Blumenau - Salão Edith Gaertner ( Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Entrada franca
No local poderá ser adquirido o livro "2050 d.C. - Prosperidade sem Crescimento - e sem Propriedade", de autoria do palestrante

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl